Artigos

19 de março: São José, patrono da Ordem

 sjose00a

Esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria e padroeiro da Igreja Universal.

 jose01

De preciosas 


e admiráveis virtudes,

 
São José é um 


exemplo singular 


de uma fidelidade

 

 

ilimitada e de imenso 


amor a Deus.

jose02
patrono e padroeiro
são sinônimos. 
Ambos significam 
protetordefensor.

O patrono da Ordem dos Agostinianos Recoletos realça a grandeza de um coração que sempre se manifestou pelo "silêncio" de seus lábios.

  

 jose04

 

 jose03

 


Falando ao Pai Nosso 

do nosso pai José


Março! Mês de São José! Na desolação que nos corrói por dentro, com tantas causas que nos leva à alienação e ao pecado, é doce lembrar que, afundando o mundo nas sobras da morte, escolhestes, Pai Nosso, José como Teu cooperador do coração, aquele que exerceria Teu papel na educação da Humanidade do Filho Eterno!


Assim, a Pessoa Divina de Jesus o tratou como autêntico pai, no mesmo Espírito Santo, que o constituía, eternamente, Filho e Amor reconhecido a Teu Amor que eternamente o gerava igual a Ti na Unidade do divino Amor sem sombras, sem ciúmes, sem divisões, sem subordinações.

Pai Nosso, a Mãe Igreja Te louva pelo pai São José!

Jesus, ensina-nos a ter o carinho e respeito que tens pelo Pai José!

Divino Espírito, faze-nos justos, como fizeste a José, o Justo!

Trindade Santíssima, concede-nos amar-Te sobre todas as coisas, como Tu mereces ser amada e São José alcançou Te amar!

Maria, Mãe de Jesus, castíssima Esposa de São José, alcança-nos imitá-lo no fiel serviço de amor a Cristo!

Glorioso São José, roga por nós!

 

 

Fonte: Revista Mensageiro do Coração de Jesus
vol. 114- no. 1.258 – março 2008, pág. 11.

jose04

.

 jose04

A Paróquia São José
jose05
 

 jose06

 jose07

 

Por ter sido um homem autêntico, correto e perseverante no cumprimento de todas as responsabilidades, sobretudo na fidelidade ao Senhor.

 

 

 

Hoje São José é venerado por sua grande amizade e pelo imenso amor a Deus, o que lhe dá um notável poder de intercessão.

 

 

 

Ele é protetor da Igreja, das famílias de um modo geral, e de um modo especial das que lutam para imitar a Sagrada Família.

 

 

 

Sua festa é comemorada no dia 19 de março, desde 1621.

 

 

 

As principais informações sobre São José são encontradas nos primeiros Capítulos do Primeiro e do Terceiro Evangelhos. Neles se encontram verdadeiramente as notícias mais fidedignas.

 

 jose08

 jose09

Primeiro Evangelho:
Mateus

 jose10

Terceiro Evangelho:
Lucas

 

 jose11

 jose12

 

José se conduzia, em todas as ocasiões, apenas com um olhar que revelava preocupação, cuidados, sofrimento, aflição e, sobretudo, cheio de uma carinhosa piedade. Este procedimento estava alicerçado numa imensa confiança na Providência Divina e, por isso mesmo, não eram necessários os seus gestos nem as suas palavras de reprovação.

 

 

 

É por isso, também, que não se encontra nas Sagradas Escrituras qualquer frase pronunciada por ele, em qualquer tipo de ocorrência ou numa manifestação de amor, atestando com o seu "silêncio" uma entrega total nas mãos de Deus.

 

 

 

José nos ensina que, no viver cotidiano, cada pessoa deve procurar cumprir conscientemente a sua parte sem nada questionar e não se preocupar em conhecer detalhes dos acontecimentos divinos.

 

 

 

Este santo e heróico proceder José manteve imutável ao longo de toda a sua vida. Em virtude de tal conduta, a Igreja chama São José de "O Justo", que quer significar o procedimento equilibrado de um homem responsável, discreto, cultivador, respeitador do direito das pessoas e portador de uma singular expressão de amor a Deus: "o seu silêncio".

 

.


sjose09

 

 sjose00e

 jose13

José nasceu em Belém de Judá (Lc 2,3-4), e presumivelmente deve ter permanecido lá até a idade adulta.

 

Embora não tenhamos nenhuma informação confiável sobre a sua mãe, é certo que o seu pai chamava-se Jacó e mudou-se com a família para Nazaré da Galiléia.

 

Com o passar dos anos, revelou-se em José uma notável tendência para o trabalho com madeira, que o levou a deixar o cultivo do solo num segundo plano e a se empenhar na profissão de carpinteiro.

 

José era um homem de poucas palavras, tinha gênio calmo e retraído, dedicado essencialmente ao trabalho e às orações na sinagoga e fazia do labor o seu próprio lazer.

 jose14

 jose15

.

Segundo os

 

costumes

 

judaicos no

 

tempo de

 

José, com

 

12 anos um

 

"menino" já

 

se tornava

 

adulto

 

 jose16

 jose17

Maria, mulher admirável, bonita, com uma personalidade forte e marcante e que já estava ocupando um imensa dimensão no coração de José.

 

Maria recebe a visita de um Anjo do Senhor que anunciou-lhe que Ela era Alguém muito especial no Plano Divino e que tinha sido escolhida para ser a Mâe do Redentor. Maria, a futura esposa de José, disse SIM ao plano do Criador.

 

José ficou admirado! Enquanto refletia sobre o que iria fazer, um Anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e lhe disse: "José, filho de Davi, não temas receber Maria por tua espô pois o que nela foi gerado vem do Espí Santo. Ela dará à luz um filho e tu o chamarás com nome de Jesus pois ele salvará o seu povo dos seus pecados". (Mt 1,20-21)

 sjose10

 

 sjose00g

 sjose10

Por causa de um recenseamento, Belém estava com grande movimenta&acedil;ão de pessoas e, por essa razão, José e Maria não encontraram nas casas dos parentes e amigos um local onde pudessem abrigar-se. Foram para uma gruta que às vezes era utilizada como estrebaria. Estando lá, completaram-se os dias da gestação e nasceu Jesus, Nosso Senhor e Redentor de toda a humanidade (Lc 2.6-7).

 

"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14).

 

José, cheio de admiração, sentia vigorosamente o Mistério de Deus envolver a sua vida. Ele entendia e se curvava respeitosamente à Vontade do Criador. Prostrado junto de Maria, adorava o Pequenino Deus que lhe foi confiado pelo Senhor, a fim de que O protegesse por toda a vida.

 sjose15
 

 A visita dos Reis Magos

 e a fuga para o Egito

 jose19

Belchior, Gaspar e Baltazar vieram adorar o Menino-Deus e, depois de prostrarem-se diante Dele, ofertaram-Lhe ouro, incenso e mirra (Mt 2,11).

 

José foi avisado em sonho sobre os planos do terrível Herodes em querer matar Jesus.

 

Corajosamente, na mesma noite, levantou-se e fugiu em companhia de Maria, levando o Menino Jesus para o longínquo Egito (Mt 2,13-14).

 jose20

 

 jose21

 jose22

A História do Natal será provavelmente o título do filme cujo nome original em inglês é The Nativity Story.

 

Primeiramente intitulado Natividade(Nativity, em inglês), o filme é um lançamento previsto para o final de 2006 ou início de 2007. As filmagens começaram no primeiro dia de maio de 2006 em Matera, na Itállia e depois em Marrocos. Os atores e atrizes são todos desconhecidos do grande público.

 

O filme conta a vida da Virgem Maria e José, seu esposo, desde o momento da Anunciação em Nazaré, passa pelo nascimento de Jesus em Belém e finaliza na fuga da Família Sagraga para o Egito.

 

Para respeitar a acuidade histórica, os roteiristas do filme The Nativity Storyfizeram um estudo profundo dos quatro Evangelhos. Por causa da pouca informação encontrada nos Evangelhos, consultou-se uma gama de teólogos protestantes, católicos e judeus, além de historiadores e peritos em ecumenismo.

 jose23

 jose24


Provável título em português:
A História do Natal

.

Direção:
Catherine Hardwicke

.

Roteiro:
Mike Rich

.

Gênero: 
Ação

.

Idioma: 
Inglês

.

Duração: 
101 minutos

 
índice