A Igreja e as fraternidades

Uma das maneiras tradicionais que os católicos vivem para crescer no compromisso batismal e missão de Cristo têm sido a associação espiritual com uma das Ordens Religiosas na Igreja. 

Para tanto, eles passam por um período de instrução e experimentação e professam os votos similares ao votos professados pelos membros das Ordens.

 

Muito embora permaneçam vivendo a vida cotidiana de um leigo, os membros das fraternidades seculares se propôem a um novo propósito na vida cristã.

 

Eles também são chamados Terciários ou Ordem Terceira.

 

Na tradição dos Agostinianos Recoletos, eles são conhecidos como membros da Fraternidade Secular, ou simplesmente membros da FRASAR.

 

Lê-se, na Regra de Vida dos membros da FRASAR: "A Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta recebe os cristãos que, chamados pelo Espírito Santo à perfeição da caridade, responsabilizam-se em viver o Evangelho segundo a experiência e espiritualidade da Ordem dos Agostinianos Recoletos.

 

Seus membros ... são filhos e filhas da Recoleção Agostiniana na comunhão fraterna de seus bens espirituais e são chamados à missão de servir a Igreja e o mundo no cotidiano de suas vidas".

 

Uma das mais breves e belas descrições da FRASAR está fundamentada na descrição de sua natureza: "viver uma união de corações e almas para fazer do ideal de Santo Agostinho uma realidade prática na Igreja e no mundo de hoje".

 

A Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta é uma fraternidade que está presente em várias partes do mundo e pode existir onde quer que os frades Agostinianos Recoletos estão presentes e ativos. 

...

As
Fraternidades
são um bem
e uma tradição
na Igreja

.

Um outro nome
que se dá
para as
fraternidade
é "Ordem
Terceira"

.

Os membros
da FRASAR
são filhos 
e filhas 
da Recoleção 
Agostiniana 
na comunhão 
fraterna 
de seus bens 
espirituais  e são chamados 
à missão de servir a Igreja 
e o mundo 
no cotidiano 
de suas vidas