Notícias de agosto de 2012

 

01 200 pEncerramento do Curso
da Profissão Solene

 Espanha

 San Miguel de la Cogolla

05 600

QUARTA SEMANA - ENCERRAMENTO - (23-28 DE JULHO)

A QUARTA SEMANA ESTEVE DEDICADA AOS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS. EM UM CLIMA DE SILÊNCIO E REFLEXÃO, TODOS CRIARAM UM AMBIENTE PROPÍCIO PARA A VIVÊNCIA DESTES EXERCÍCIOS QUE ESTIVERAM AO ENCARGO DO RELIGIOSO AGOSTINIANO RECOLETO, ENRIQUE EGUIARTE. COM O TEMA 10 PALAVRAS SOBRE A ORAÇÃO EM SANTO AGOSTINHO, ENRIQUE DESENVOLVEU OS PONTOS IMPORTANTES SOBRE A ORAÇÃO E A VIDA ESPIRITUAL AGOSTINIANA.

 

NESTA SEMANA O GRUPO RECEBEU A VISITA DE SIMÓN PUERTAS, RECÉM ELEITO PRIOR PROVINCIAL DA PROVÍNCIA DE SANTO TOMÁS DE VILA NOVA, E SEU COMPANHEIRO HUGO SÁNCHEZ, VIGÁRIO DE VENEZUELA.  SIMÓN COMENTOU AOS PARTICIPANTES SUAS EXPECTATIVAS, COMO PRIOR PROVINCIAL, DIANTE DO NOVO CHAMADO DE SERVIR A ORDEM NOS PAÍSES QUE SE ENCONTRAM A PROVÍNCIA DE SANTO TOMÁS DE VILA NOVA. DE IGUAL MANEIRA MANUEL FERNÁNDEZ, PRESIDENTE DA ONG HAREN ALDE, E GERMÁN CONTRERAS,  DIRETOR DESTA MESMA ONG, TIVERAM A OPORTUNIDADE DE APRESENTAR AOS PARTICIPANTES A MISSÃO, FUNCIONAMENTO E PROJETOS DESTA ORGANIZAÇÃO SOLIDÁRIA AGOSTINIANA RECOLETA.

 

O FINAL DOS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS E DESTE MÊS DE PREPARAÇÃO PARA A PROFISSÃO SOLENE, MIGUEL MIRÓ MIRÓ, PRIOR GERAL DA ORDEM, COMPARTIU COM TODOS SUAS IDEIAS SOBRE O PROCESSO DE REVITALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DA ORDEM, E PRESIDIU A EUCARISTIA ONDE SEIS JOVENS RELIGIOSOS DO GRUPO - NICOLÁS VIGO, GUILLERMO ZHANG, TADEO WANG, CARLOS EDUARDO ÁLVAREZ, EFRAÍN CERVANTES Y CARLITO GOMES DO NASCIMENTO,  RENOVARAM SEUS VOTOS. TODOS OS PARTICIPANTES DO MÊS, JUNTO COM A COMUNIDADE QUE RESIDE NO MONASTÉRIO DE SAN MILLÁN, E OUTROS ACOMPANHANTES SE REUNIRAM NA MARAVILHOSA E IMPONENTE IGREJA DO MONASTÉRIO PARA PRESENCIAR ESTA EMOTIVA CERIMÔNIA.

 

DESTA MANEIRA FINALIZOU O MÊS DE PREPARAÇÃO PARA A PROFISSÃO SOLENE. UM MÊS DE PROFUNDAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS, QUATRO SEMANAS DEDICADAS BASICAMENTE AO ESTUDO E LEITURA, A REFLEXÃO E ORAÇÃO, A CONVIVÊNCIA FRATERNA. CADA UM DOS JOVENS LEVOU A SUA RESPECTIVA COMUNIDADE AS MAIS RICAS EXPERIÊNCIAS DE TER VIVIDO ESTE TEMPO DE INTENSA FORMAÇÃO SOBRE O CARISMA DA ORDEM.

 

PASSADOS PRATICAMENTE UNS TRINTA DIAS DO TÉRMINO DO CURSO DA PROFISSÃO SOLENE, ONDE NOSSOS QUERIDOS RELIGIOSOS FR. RODOLFO, FR. CLÉBSON E FR. SÉRGIO, JUNTAMENTE COM OS OUTROS 14 RELIGIOSOS DISPONIBILIZARAM PARA TODOS COMO FOI O RETIRO DE ENCERRAMENTO, NA ÚLTIMA SEMANA DE 23-28 DE JULHO 2012. AGRADECEMOS COM MUITO CARINHO A TODOS QUE DURANTE OS TRINTA DIAS ESTIVERAM REZANDO POR CADA UM DE NÓS. NOSSOS SINCEROS AGRADECIMENTOS.

...

01 200

 .

.

.

02 200

 .

.

.

03 200

 .

.

.

.

.

04 200


A vocação agostiniana recoleta

01 past voc 200Em que consiste a vocação?

Cada vocação é um chamado interno. A vocação à Ordem dos Agostinianos Recoletos é um chamado pessoal de Deus a fazer parte desta família para seguir a Jesus Cristo na vida religiosa comunitária.

 

Um agostiniano recoleto é um homem que, para amar a Deus e ao próximo, professa os votos de castidade, pobreza e obediência, vive em comunidade de irmãos segundo o carisma de santo Agostinho e o espírito da Ordem e serve à Igreja em paróquias, missões, colégios e casas de formação.

VOCAÇÃO AGOSTINIANO-RECOLETA

02 anim voc01 200

.

.

Frei Wesley e frei André: dois dos promotores vocacionais da Província Santa Rita de Cássia.

.

.

.

Frei André vive em Ribeirão Preto (SP) e frei Wesley em Muqui (ES)

.

.

03 wesley andre 200

.....


CHAMADO VOCACIONAL

 

Que é um agostiniano recoleto?

É um homem que, para amar a Deus e ao próximo, professou os votos de castidade, pobreza e obediência, vive em comunidade de irmãos segundcarisma de santo Agostinho e o espírito da Ordem e serve à Igreja em paróquias, missões, colégios e casas de formação.

 

Em que consiste a vocação?

Cada vocação é um chamado interno. A vocação à Ordem dos Agostinianos Recoletos é um chamado pessoal de Deus a fazer parte desta família para seguir a Jesus Cristo na vida religiosa comunitária. 

 

Homens

Os homens podem fazê-lo como:

  • Sacerdotes. Os agostinianos recoletos sacerdotes são homens que, além da vocação à vida religiosa comunitária na Ordem, são chamados na Igreja a desempenhar as atividades próprias do sacerdócio ministerial.

  • Irmãos. Os agostinianos recoletos irmãos são homens que, tendo vocação à vida religiosa na Ordem, não se sentem chamados ao sacerdócio ministerial. São agostinianos recoletos que servem à Igreja de Deus e à humanidade através de profissões e tarefas bem variadas.

 

Mulheres

Nossa família inclui também mulheres, as agostinianas recoletas, em duas formas possíveis:

 

  • Vida contemplativa. Dedicam-se à oração.

 

  • Vida ativa. Trabalham em diversos campos de missão.

 

Embora os ramos femininos e o masculino tenham total independência entre si, eles estão unidos pelos laços espirituais de Santo Agostinho.

.

04 vocacao01 650

 

05 vocacao05 200

.

Promova sua vocação:

quem tem mais a ganhar com isto é você mesmo!!!

.

 .

06 vocacao04 200

 .

.

.

07 vocacao06 200

.

Profissão solene:

os votos de castidade,

obediência e

pobreza sustentam

a vocação do agostiniano

recoleto

.....

Posso ser agostiniano recoleto?

Se você é do sexo masculino, maior de 18 anos, confia na ajuda de Deus e tem uma autêntica vocação à vida religiosa agostiniano-recoleta você poderá ser um de nós. Vai depender de você.

 

Como sei que tenho vocação?

Você mesmo tem a resposta. Nós podemos ajudar você. Oferecemos acompanhamento vocacional e a possibilidade de uma experiência de discernimento. Ajudamos você, por meio de instrumentos adequados, a ver os sinais de um possível chamado de Deus. Guiamos você na tomada de uma decisão bem fundamentada.

 

Quanto tempo dura a experiência?

Trata-se de um processo personalizado, de acordo com suas características pessoais e com o grau de sua maturidade vocacional. Você pode entrar no processo ou sair dele quando você ou o diretor da experiência o considerar oportuno.

 

Esta experiência consta das seguintes fases:

 

  • Acompanhamento vocacional ou aspirantado: dura o tempo que seja necessário até que haja um adequado discernimento e decisão em contato direto com os orientadores e promotores vocacionais. Nesta fase não se abandona a situação própria de estudo, trabalho e família.
  • Filosofado – postulantado: Dois a três anos em um de nossos seminários.·.
  • Noviciado: Um ano dedicado ao estudo e à experiência de vida religiosa.
  • Teologado: Quatro anos de estudo teológico.
  • Experiência pastoral e comunitária: Um ano na casa de uma das nossas comunidades para a qual você seja designado.


Que acontece com meus estudos, minha carreira, minha situação atual?

 

Você pode dar sequencia à sua vida até o momento de decidir, com a luz do Senhor, se continua como até agora ou se muda os rumos de sua existência. Seus estudos ou sua atual carreira acadêmica e profissional poderão ser concluídos ou dar sequência mais adiante com um acompanhamento personalizado no contexto da missão da Ordem.

 

Que acontece se decido não continuar no programa de discernimento vocacional?

Você terá tido uma experiência profunda de vida cristã, um maior conhecimento de si mesmo, da Ordem dos Agostinianos Recoletos e de suas obras. Além disto, terá decidido com maior clareza seu próprio caminho.

.

08 vocacao02 650

09 vocacao03 200

 

10 vocacao07 200

Onde e com quem posso falar?

O promotor vocacional mais próximo do lugar onde você mora entrará em contato com você e você, então, poderá iniciar seu discernimento vocacional com os agostinianos recoletos. 

 

ENIVIE-NOS UM EMAIL: 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

 

ou mande um comentário pelo blog

No facebook, fale com o promotor vocacional:

 

Frei André.     Siga-o: 

http://www.facebook.com/profile.php?id=100003329053915 

11 enc voc 650

 

 

Semana de formação na Colômbia

form01 com novicos00 200Ráquira, Colômbia

A semana de formação para os noviços das províncias Santa Rita de Cássia (Brasil) e Nuestra Señora de la Candelária (Colômbia) acontece entre os dias 6 e 13 de agosto. Frei Mason está responsável pela semana de formação que tem como ponto chave a comemoração dos 50 anos da inauguração do Concílio Vaticano II.

form03 convento 200

Frei Mason com uma peregrina em frente ao Mosteiro e Santuário Nuestra Señora de la Candelária

 

form02a com novicos02 200

Frei Mason com os noviços:

frei Fabrício (Brasileiro) na esquerda da foto; frei Darío (Colombiano), entre frei Fabrício e frei Mason; e frei Camilo (Colombiano)

 

 

.....

O início da formação contou com uma explanação da ferramenta conceitual “Janela de Johari” que serve para explicar as bases em que a interação humana ocorre, além de ajudar no entendimento da comunicação interpessoal nos relacionamentos em comunidade.

 

Frei Mason continuou a formação falando e compartilhando com os noviços o princípio de interioridade de Santo Agostinho. A construção de uma interioridade somente é possível  mediante a busca de Deus e a aproximação ontológica que é intrínseca ao ser humano. Qualquer relacionamento com Deus inclui o relacionamento com o irmão/ã.

 

Tanto a apresentação da  “Janela de Johari” como o princípio de interioridade de Santo Agostinho servem de pano de fundo para a reflexão sobre a vivência em nossos dias do objetivo do Concílio Vaticano II, esta guinada da Igreja no século XX que se esforça para transformar a sociedade e conduzi-la a Cristo, renovando a fé de seus seguidores e mostrando a beleza do cristianismo a todas as nações.

 

A semana de formação será concluída na segunda-feira, dia 13 de agosto, com uma conversa entre os participantes sobre a comemoração dos 50 anos do Concílio Vaticano II e a proclamação do Ano da Fé, desejo de nosso Papa Bento XVI.

 

O tema do Concílio Vaticano II tem muito a ver com o Ano da Fé, cujo objetivo é “redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo” (Porta Fidei, 2)

 

 

Fraternalmente,

desde o santuário mariano 

Nuestra Señora de la Candelaria,

Frei José Roberto Mason

form02 com novicos02 650

Frei Fabrício,    frei Darío,    frei Mason    e frei Camilo

 

Frei Fabrício é noviço da Província Santa Rita de Cássia (Brasil)

 

Frei Darío e frei Camilo são da Província Nuestra Señora de la Candelaria (Colômbia)

 

Frei Mason é sacerdote frade da Província Santa Rita de Cássia

form04 nsra candelaria 200.....

Frei Mason ao lado do quadro

com a imagem de Nuestra Señora

de la Candelaria, no interior do

santuário com o mesmo nome.

.

form05 abencoando 200.....

Frei Mason, além da semana

de formação, colaborou com

a comunidade do Mosteiro

celebrando missas

e atendendo ao povo de Deus

(fiéis e peregrinos).

.

form06 turistas 200

Turistas de todo o mundo

(principalmente da Colômbia

e América do Sul) visitam

o Mosteiro El Desierto

de la Candelaria, que está

entre as 100 atrações turísticas

do país e é um centro

de peregrinação de fiéis.

 

Aniversário de frei Cassiano de Amorin

freicassiano01 200

Comunidade de Vitória celebra aniversário de frei Cassiano
Paróquia Santa Rita de Cássia
Praia do Canto - Vitória – ES

A comunidade religiosa participou de uma missa presidida pelo próprio Frei Cassiano em louvor por mais um ano de vida. 

 

 

freicassiano01 333 .. freicassiano02 333

 

A comunidade religiosa participou de uma missa presidida pelo próprio Frei Cassiano em louvor por mais um ano de vida. Após o término da celebração eucarística partiram para uma confraternização, ou seja, uma festa toda ela dedicada ao Frei Cassiano. Ele se portou com uma alegria que não tem preço.

 

 freicassiano03 344

 

 Frei Cassiano, desejamos a ti todo o carinho que o Senhor merece e obrigado por seu SIM.

 

Comunidade da Paróquia Santa Rita de Cássia

 

freicassiano05 333 freicassiano06 333

 

Sarau Agostiniano em Franca e São Paulosarau01 200 p

 

As comunidades de Franca e São Paulo realizaram o Sarau Agostiniano nas festividades de Santo Agostinho.

 

Sarau Agostiniano na Capelinha:

sarau01 650

 

Sarau Agostiniano na Vila Hamburguesa:

sarau02 650

 Na sexta-feira, dia 24 de agosto, aconteceu em nosso salão paroquial o nosso tradicional sarau agostiniano. Tivemos diversas apresentações musicais que abrilhantaram à noite, além de jograis, poesia e muito humor com piadas (stand up). Ao mesmo tempo os nossos convidados desfrutaram um delicioso buffet com refrigerantes. Reuniram aproximadamente umas 120 pessoas. Agradecemos a todos que nos auxiliaram direta e indiretamente para realização deste evento. 

 

Encontro de Convivência Vocacional ... para sempre

Encontro Vocacional
Capelinha - Franca, SP

O Encontro de Convivência Vocacional Agostiniano Recoleto que aconteceu em Franca-SP, é uma experiência que se leva para a vida toda.

 

Com a dimensão de ter "Um só coração e uma só alma dirigidos para Deus" se desenvolveu a convivência vocacional, experiência marcante para todos.

Desde já contamos com as orações de toda família Agostiniana Recoleta, para que os nossos vocacionados possam trilhar um bom caminho nesse processo de discernimento vocacional. 

enc voc 650

os participantes do Encontro de Convivência Vocacional na Capela do seminário

 

enc voc cartaz 650

 

 

Homenagem a Frei Cassiano de Amorin

freicassiano 650 homenagem