Notícias de Junho de 2012

Administrador Apostólico de Lábrea no ES

labrea01 200
Frei José,
frei Mário,

frei Ricardo,
frei Jonas

e frei Wesley,
que já

serviu
em Lábrea

durante
um ano

em 2011

... 

Frei José é o  Administrador Apostólico de Lábrea, território de missões no Amazonas sob administração da Ordem dos Agostinianos Recoletos e que conta com a colaboração da Província Santa Rita de Cássia.

 

Frei José veio substituir Dom Jesus no encontro dos Bispos em Aparecida e aproveitou a sua passagem pela região Sudeste do país para visitar as comunidades dos Frades agostinianos recoletos do Espírito Santo: Muqui, Castelo, Cachoeiro de Itapemirim e Vitória.

.

.

labrea02 200...
Frei José
e frei João,
que foi missionário
durante 14 ano
no Amazonas.

...labrea03 200
Frei Wesley, frei Gustavo 
(atualmente trabalhando
em  Lábrea e frei Jesus,
que já foi missionário 
em Lábrea.

 

Ordenação presbiteral de frei Agostinho Morosini

agostinho01 200
frei
Agostinho
Morosini
com os
paramentos
de diácono

.

.

.

...

Paróquia N. Sra. da Consolação - Cachoeiro de Itapemirim - ES

 

A Ordenação Presbiteral de Frei Agostinho Morosini – oar – aconteceu no dia 2 de junho, na celebração às 10h00, no Santuário de Nossa Senhora da Consolação sob a Oração da Igreja e a imposição das mãos de Dom Frei Dario Campos - ofm - bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim.


O tríduo em preparação à ordenação foi realizado nos dias 30 e 31 de maio (quarta e quinta-feira) e 01 de junho (sexta-feira), com Celebração Eucarística, sempre às 19:00 horas no Santuário de Nossa Senhora da Consolação. Frei Nicolás Pérez-Aradros Rubio, oar (Prior Provincial da Província Santa Rita de Cássia) marcou presença no útlimo dia do tríduo, bem como na ordenação presbiteral.


Também marcaram presença um grande número de fiéis, padres e religiosos.


No domingo, dia 3 de junho às 10h30, frei Agostinho presidiu sua primeira missa, na presença de seus pais. A missa foi rezada pelas bodas de 50 anos de matrimônio de seus pais. Estavam presentes também seus 13 irmãos, parentes e amigos da comunidade. Inúmeras homenagens foram feitas para frei Agostinho e para seus pais. No final da celebração Eucarística houve um almoço comemorativo ... com sobremesas.

agostinho02 300 agostinho03 300
agostinho04 300 .................  agostinho05 300
agostinho06 300  agostinho07 300
agostinho08 300 agostinho09 300

 

Corpus Christi em Castelo, ES

cc castelo01 200
Durante a noite,
muito trabalho
para a confecção
dos tapetes

.

...

A celebração de Corpus Christi em Castelo, ES, sempre começa bem antes da Solenidade em si.


Durante o ano todo o município todo se prepara com muito fé, organização e trabalho.


Na noite anterior à Solenidade de Corpus Christi, alguns fieis chegam a passar toda a noite confeccionando os tapetes que Jesus Sacramentado irá passar.


A missa solene de 2012 foi presidida pelo Bispo Dom Dario às 16h00 na frente da Igreja Matriz, de Nossa Senhora da Penha.


Todo o povo castelense está de parabéns por proporcionarem uma linda festa de
Corpus Christi. Na cidade é tradição as famílias irem para a rua e todos juntos prepararem os tapetes, tudo natural com pó de mármore, pedras, casca de árvores, de café, plástico... tudo isso feito com muita criatividade e carinho.


Este ano passaram pela cidade mais de 100.000 pessoas. Visite Castelo você, no próximo ano!!!!

 

 

 
cc castelo02 200
Alguns dos frades
acompanhando
a confecção
de tapetes

cc castelo04 325 cc castelo03 325

 

Ordenação presbiteral de frei Jacir Sanson Júnior

jacir00 200Frei Jacir Sanson
Júnior

.

.

.

.

.

...

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora - Jerônimo Monteiro - ES

A Ordenação Presbiteral de Frei Jacir Sanson Júnior – oar – aconteceu no dia 9 de junho, na celebração das 18h00, na Paróquia Nossa Senhora Auxilizdora, em Jerônimo Monteiro - ES - sob a Oração da Igreja e a imposição das mãos de Dom Frei Dario Campos - ofm - bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim.

 

O tríduo em preparação à ordenação foi realizado entre os dias 6 e 8 de maio, com Celebração da Palavra, sempre às 19:00 horas na igreja Nossa Senhora Auxiliadora.

 

No dia da ordenação presbiteral estivem presentes um grande número de fiéis, padres e religiosos.


No domingo, dia 10 de junho às 19h00, frei Jacir presidiu sua primeira missa, que aconteceu na Paróquia São Sebastião, em Jerônimo Monteiro. A celebração contou com presença de seus pais, familiares, amigos, fiéis, frades agostinianos recoletos (frei Afonso e frei Didier co-celebraram), padres e religiosas. As merecidas  homenagens foram prestadas a frei Jacir. 

 

jacir01 300 .......... jacir02 300
jacir03 300 jacir04 300
jacir05 300 jacir06 300
jacir07 300 jacir08 300

 

50 anos de sacerdócio de frei José Antônio

frei jose antonio 200
Frei José Antônio

...

Frei José Antônio é espanhol e ingressou no seminário agostiniano recoleto de Santa Rita de Cássia da bela cidade de San Sebastián. Fr.Jose Antônio cresceu dentro de um forte ambiente religioso, de muita piedade e sentido missionário. Eram tempos nos quais os formadores incentivavam esta vocação que sobre tudo olhava para o Brasil e, mais concretamente, para a missão de Marajó.

Os frades recoletos que estavam na Ilha servindo a Igreja Católica na Prelazia de Marajó costumavam passar pelos seminários contando seus trabalhos missionários por aquele imenso arquipélago ... para lá foi enviado

 

Fr. José Antônio completa agora 50 anos de ordenado sacerdote. A vida sacerdotal e religiosa dele, praticamente, foi aqui no Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Belém. A maior parte no Rio de Janeiro.

 

Nos unimos nesse canto de ação de graças pelos seus 50 anos de sacerdote -1962-2012- que hoje eleva a comunidade agostiniana recoleta do Rio de Janeiro. Elevamos também nossa prece de ação de graças por este frade e padre que correspondeu ao chamado de Deus e é fiel na sua vocação religiosa e sacerdotal.

 

Felicidades pela tua vida e vocação religiosa agostiniana recoleta e, hoje mais especialmente, pela tua vida sacerdotal de 50 anos! Obrigado, Senhor, pela vida sacerdotal de nosso querido irmão e padre Jose Antonio Echavarri Azpilicueta. Amém


Fr. Sebastián Olalla del Rio

 

Frei Mason, frei Enéas e frei Pedro Olavo participaram da missa em ação de graças pelos 50 anos do sacerdócio de frei José Antônio. A celebração aconteceu na paróquia Santa Mônica, no dia 22 de junho às 19:30, na Cidade do Rio de Janeiro.

 

 

Ordenação episcopal de Monsenhor Roque

dom roque 200
Dom Roque

...

No dia 23 de junho, mon­senhor Roque Costa Souza foi sagrado bispo titular de “Castel Mediano” e auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro. O arcebispo Dom Orani João Tempesta, que neste dia com­pletou 62 anos de vida, foi o bispo ordenante e presidiu a Santa Missa que aconteceu às 8h30, na Catedral de São Sebas­tião. A partir dessa ordenação episcopal, a Arquidiocese passou a contar com sete bispos auxiliares para a animação pastoral dos sete vicariatos episcopais.

“A data escolhida, às véspe­ras da solenidade da Nativida­de de São João Batista, é uma homenagem, um presente, ao nosso arcebispo Dom Orani. São João Batista nos ensina a apontar para o Cordeiro e nos dá uma lição de humildade. Ele diz que não é o Messias e que é necessário que ele ‘diminua para que Cristo cresça’ (Jo 3,30),” declarou monsenhor Roque.

Segundo o bispo eleito, o seu lema episcopal “Como é bom, como é agradável os ir­mãos viverem juntos” (Sl 133,1) foi escolhido para recordar a maneira como ele deseja servir ao Senhor.

“Quero estar e trabalhar em unidade e fraternidade juntamente com Dom Orani, os bispos auxiliares e meus irmãos sacerdotes. Continuarei a servir o povo de Deus com muita alegria”, afirmou.

Frei Mason e frei Enéas participaram da celebração de sagração de Dom Roque.

   

 

Festa de São João Batista em Muqui, ES

 

sao joao cartaz

 

Profissão solene de frei Gustavo Barbiero Mello

Profissão frgustavo 200
Convite da profissão solene
de frei Gustavo

 

freigustavo ps 200

...

Castelo ES

 
A Ordem dos Agostinianos Recoletos, Província Santa Rita de Cássia, tem a alegria de convidá-lo/a para a Profissão Solene de
 
 
 
Frei Gustavo Barbiero Mello
 
 
 

Tríduo Vocacional: 04,05 e 06 de Julho ás 19 hs

Profissão Solene: 07 de Julho ás 18 hs

Local: Paróquia Nossa Senhora da Penha, Castelo- ES

 

"Ninguém confie em suas próprias forças para cumprir o que jurou.

Ele que te exorta a fazer os votos te ajuda a cumpri-los"

Santo Agostinho

 

 

Frei Mario Molina: agostiniano recoleto e arcebispo

molina arce01gRoma - junho 2012

Pela primeira vez o Papa impóe o palio arcebispal a um agostiniano recoleto.

Frei Mario Molina passou para a história da Ordem dos Agostinianos Recoletos como o primeiro religioso que recebe o palio de arcebispo.

No último dia 29 de junho, o Santo Padre impôs esta prenda simbólica ao único arcebispo agostiniano recoleto, que exerce sua missão na região guatemalteca de Los Altos, Quetzaltenango-Totonicapán. Tal e como explicou o próprio Bento XVI, o palio “põe em destaque a íntima comunhão dos pastores com o sucessor de Pedro e o profundo vínculo que nos liga à tradição apostólica”.


Coincidindo com a festividade dos santos Pedro e Paulo, patronos principais de Roma, foi celebrada mais uma vez na basílica de São Pedro a cerimônia de entrega do palio aos arcebispos nomeados durante o ano. Nesta ocasião 46 novos arcebispos foram agraciados com esta dignidade e receberam o “palio de arcebispo”, uma espécie de estola que se coloca em torno do pescoço que serve para identificar os arcebispos metropolitanos, que são os pastores que estão à frente de toda uma região eclesiástica, composta de várias dioceses.


Os arcebispos concelebraram a eucaristia com o Papa, e com ele entraram no templo em procissão. Foram apresentados à assembleia e, em nome de todos, um deles fez juramento de fidelidade e obediência ao Pontífice. A seguir, o diácono retirou os pálios de junto do sepulcro do Príncipe dos Apóstolos, onde previamente haviam sido depositados. A seguir o Santo Padre os abençoou e, um a um, os arcebispos foram prostrando-se diante dele, que lhes ia impondo o correspondente palio. Depois veio a celebração eucarística.

 

Novo site no aniversário da Província Santa Rita de Cássia

novo site 200

...

Dia 29 de junho é o aniversário da Província Santa Rita de Cássia. Em 2012 a Província completa 52 anos de existência.

 

Por ocasião dessa data, o final de junho marca uma nova etapa na dimensão comunicação/divulgação na internet da Província Santa Rita de Cássia: seu site, renovado e melhorado, inicia suas operações.

 

Boas "clicadas"!!! e Feliz Aniversário!!!