Notícias de Março de 2012

Posse canônica de frei Egisto em São Paulo, SP

egisto01 200

egisto03 200

 

egisto04 200

...

No último, domingo dia 04 de março, às 19h00 Fr. Egisto Cansian tomou posse da Paróquia N. Sra. de Lourdes como pároco. A celebração eucarística foi presidida por Dom Júlio Endi, Bispo de São Paulo e responsável pela região Lapa.

A celebração contou com a participação do Prior Provincial Fr. Nicolás, Frei Ademildo (Formador/Conselheiro), Fr. Jacir (diácono), com os demais religiosos agostinianos recoletos de São Paulo.

Além de contar da ajuda como cerimoniário de Eduardo, SDB; com algumas religiosas escolápias, visitantes de Ribeirão Preto e com um grande número de leigos.

A primeira leitura foi proferida por Celestino, o Salmo cantado pelo Sr. Osmindo e a segunda leitura realizada pela Enriete. Após o evangelho Dom Júlio iniciou uma breve reflexão acerca do evangelho e em seguida salientou os deveres e as responsabilidade do novo pároco.

Posteriormente, frei Egisto recebeu simbolicamente a chave da Igreja, do sacrário e uma estola; representando a sua função de pastor da Igreja, de ministro que leva o Cristo ao próximo e a sua função do exercício do ministério da penitência.

A celebração ocorreu de maneira tranquila e no final o provincial deixou uma singela mensagem de incentivo e agradecimento ao Fr. Egisto, além de agradecer a pessoa do Fr. Fábio, pároco anterior, pelos serviços realizados.

 

Fr. Marcus Vinícius (secretário provincial) leu a ata de posse e em seguida todos receberam a bênção solene do Dom Júlio.

 

Agradecemos a todos que estiveram presentes na missa de posse sobretudo os seus antigos paroquianos de Ribeirão Preto

 

 

A comunidade de Riberião Preto acolhe frei André

frei andre 200

...

Confiante no amor de Deus que nos fere com sua Palavra e que nos lança no mistério do encontro com o outro deixei a comunidade do Teologado Santa Mônica para viver com os frades da Residência Provincial, localizada em Ribeirão Preto. Aqui, na Califórnia brasileira, como também é conhecida esta fascinante cidade, cheguei no dia 09 de março acompanhado do rev. Pe. Prior Provincia e de Fr. Raimundo, que regressavam da cidade do Rio de Janeiro.

A comunidade da Residência Provincial me acolheu com muita alegria o que me ajudou a superar qualquer dificuldade de adaptação à nova realidade. Sem falar na expectativa dos paroquianos, que com muito carinho já me esperavam a alguns dias. Somente tenho que bendizer a Deus por todas as maravilhas que realiza em minha vida, por todo seu amor que me envolve e fortalece.

Agradeço também a confiança que meus confrades depositaram em mim para assumir a Animação Vocacional de nossa Província, ou seja, formar e escolher aqueles que o Senhor já escolheu. Peçamos ao Senhor da messe que continue chamando jovens, moças e rapazes, que queiram seguir Jesus Cristo casto, pobre e obediente.

Assumir por completo os valores do Reino, testemunhando com a própria vida a adesão radical e incondicional a vontade do Pai. Jovem, coragem, o Senhor te ama, Ele te chama!

 

Fraternalmente em nosso Pai Santo Agostinho,                                                                                     Frei André, oar.

 

 

Frei Jacir em sua nova residência em Vitória, ES

frei jacir 200

...

Nessa Solenidade de São José completei 10 dias de moradia na residência recoleta da Praia do Canto, onde a comunidade de 4 religiosos servem à Paróquia assistida pela venerável Santa Rita de Cássia.


Meu tempo de engajamento é ainda recente, mas não lhe despista a vivacidade litúrgica, o espírito de serviço e o desejo de conhecer mais a fé que sobressaem como indicativos de muitas outras virtudes a se admirar como genuínas obras do Espírito Santo, desenvolvidas pelo trabalho dos que nos precederam.


De ótima localização na Avenida Reta de Penha, a comunidade-mãe é bastante procurada para celebrações matrimoniais, o que atesta um zelo especial pela casa do Senhor, que agrada e atrai. A Igreja está em reforma: predominam as paredes quase totalmente brancas; lembra a realidade celestial, porém desabitada.


De algumas outras comunidades se avista o horizonte da Baía de Vitória: é quando se tem a chance de elaborar um raro composto de contemplação da beleza natural com a esperança de um futuro equitativo.


No III Domingo da Quaresma foram reabertos os trabalhos da Pastoral da Catequese, num clima de entusiasmo e muitas expectativas. Esperemos que o Bom Jesus, nosso Pastor e Salvador, acuda aos que precisam de sua força, dispense a graça no coração dos que o amam, e que oriente nossas capacidades ao termo de sua vontade.


Agradeço em especial a acolhida de Fr. Cassiano, Fr. Silvestre e Fr. Leopoldo, pelos quais peço a bênção de Deus.

Fr. Jacir Silvio Sanson Junior

 

 

Nova residência do frei Ricardo: Castelo, ES

frei ricardo 200

...

No último dia 13 de março deste ano de 2012, cheguei à cidade de Castelo-ES para residir na comunidade religiosa da Paróquia Nossa Senhora de Penha.

Fui muito bem acolhido pelo prior e pároco frei Mário, pelos demais frades da comunidade, frei Ademir e frei Jonas e por toda comunidade paroquial. Peço as vossas orações para que essa experiência pastoral-comunitária que estou vivenciando nesta comunidade me ajude a fim de entregar-me totalmente a


Deus e aos irmãos pela profissão solenemente dos conselhos evangélicos e 
pelo sacramento da Ordem. 

Que o Senhor seja sempre nossa força.   Frei Ricardo, OAR

 

Posse canônica de frei Sérgio Peres em Ribeirão Preto, SP

sergio02 200

 

sergio04 200

... 

No último sábado, dia 17 de março, nas missas das 17h00 Frei Sérgio Peres de Paula tomou posse como pároco da Paróquia de São José em Ribeirão Preto, SP.


Contamos com a presença do Prior Provincial Frei Nicolás, Fr. Mason, Fr. Raimundo, Fr. Ademildo, Fr. Hélton, Fr. Luiz Gonzaga, Fr. Marcus Vinicius com a presença de dois religiosos representando o seminário teológico Fr. Rodolfo e Fr. Sérgio.

 

Também estavam presentes todos os seminaristas da Filosofia, do Seminário N. Sra. Aparecida; um grupo de paroquianos da cidade de Igarapava e de Franca.

 

A celebração eucarística decorreu num ambiente austero e num espírito quaresmal. Logo, após a missa fomos recepcionados a quermesse de São José que aconteceu no espaço reservado para a mesma. 

 

São José, esposo da Virgem Maria, patrono da Ordem

sao jose 200

...

A devoção e o culto a São José se remonta, entre os agostinianos, ao século XV. O capítulo geral de 1491, celebrado em Roma, determinava: «Em todas as residências e conventos de nossa Ordem celebre-se o ofício de São José, cuja festa será dia 19 de março».

 

A festa do Patrocínio de São José começou a ser celebrada de forma particular no século XVII. Dentro da família agostiniana, foram os recoletos e descalços, que tinham faculdade para isso, que, em 1700, iniciaram a celebrá-la. À sua imitação, também os agostinianos calçados, em 1722, solicitaram poder celebrá-la. Pio IX a introduzirá no calendário romano, fixando a data no terceiro domingo depois da Páscoa. Pio X a transfere para a quarta-feira anterior. Foi, contudo, suprimida quando Pio XII instituiu a celebração de São José Operário para o dia 1º de maio.

 

Segundo nossas Constituições (n.º 80), a devoção e o culto a São José, especial protetor da Ordem –como o declarou o capítulo de 1669–, constitui também parte da espiritualidade agostiniano–recoleta.

 

 

"Casarão": Fazenda do Centro

fazenda01 200

 

fazenda02 200

 


... 

 No dia 22 de março deste ano de 2012, nós frades da comunidade de Castelo estivemos de passagem pela “Fazenda do Centro”, visitando o centenário “Casarão”, onde por muito tempo viveram nossos frades (Noviciado).


Atualmente, o mesmo está sendo 
restaurado com o intuito de transforma-se em “Museu” e “Casa de Cultura”.


O “Casarão” transmite-nos um ar de meditação, 
austeridade e profunda oração. 

 

"PRECISAS DE UM TEMPLO PARA REZAR?

REZA EM TI MESMO.

SÊ UM TEMPLO DE DEUS,

E ELE OUVIRÁ TUAS ORAÇÕES."

(Santo Agostinho)

 

Frei Ricardo, OAR

fazenda03 200...... fazenda04 200...... fazenda05 200

 

Animação Vocacional

anim voc01 200
Frei Wesley e frei André

 

anim voc02 200

Frei André, frei Celso,

frei Wesley, frei Gracione

e frei Agostinho

 

anim voc05 200

dinâmica da

promoção vocacional

...

Caros irmãos,

 

                  Paz de Cristo!

 

O Serviço de Animação Vocacional de nossa Província, impulsionada por um novo vigor e escutando a voz do Mestre, quer lançar as redes em águas mais profundas. É uma alegria muito grande poder compartilhar com vocês essa experiência inicial de acompanhamento e discernimento vocacional.

 

Torna-se um momento intenso que nos acompanhará para sempre, motivando-nos a responder SIM todos os dias de nossa vida e optar por Cristo e seu modo de viver. Somente com os olhos fixos em Jesus e abraçando a cada dia a nossa cruz, para nos transformarmos em sacrifício de amor, compreenderemos o mistério do chamado, da vocação que o Senhor nos concede. Estamos felizes em estar caminhando com jovens que querem seguir o Cristo casto, pobre e obediente onde quer que ele vá, seguindo os passos de nosso pai Santo Agostinho, pela oração comunitária e contemplativa, pelo amor fraterno e difusivo e pela busca da Verdade que orienta nossa vida interior. Iniciamos nossa missão em março com a oração diária pelas vocações e algumas viagens vocacionais.

 

 

No dia 21/03 estivemos na Capelinha (Franca-SP) visitando dois vocacionados da região: Cleyton Bento, da cidade de Itirapuã-SP, e Emir Gomes, da cidade de Ibiraci-MG, que vive em Franca. No dia seguinte fomos em direção da cidade de Igarapava, onde ficamos até o dia 24, para conhecer pessoalmente outros vocacionados. São eles: Mateus Henrique e Rafael Lucindo. No dia 25 regressamos à Franca para participar do Encontro Vocacional promovido pelo SAV da Capelinha com a participação de 19 jovens daquela comunidade. No dia 29/03 o SAV da Província se reuniu na Residência Provincial, em Ribeirão Preto, com a finalidade de elaborar um programa para o ano de 2012.

 

Foi um momento de crescimento e de fraternidade pelo qual redemos graças a Deus. No dia seguinte acompanhamos Fr. Wesley, animador vocacional da região do Espírito Santo, em sua viagem de retorno. No Espírito Santo visitamos os priores das comunidades de Muqui, Cachoeiro do Itapemirim e Castelo, que nos acolheram e se colocaram à disposição da animação vocacional. Aproveitamos também para conhecer os vocacionados Hélton da Silva, da cidade de Muqui, e Genildo Mirando, da cidade de Castelo. Regressando para a Residência Provincial no dia 01/04 trouxemos em nosso coração a alegria de saber que o Senhor continua chamando jovens, que tudo deixam para seguir a Jesus Cristo. Queremos agradecer a todos e pedir que continuem rezando pelas vocações e por nossa missão que continua.

 

Frei André Pereira (Residência Provincial)

 

Frei Wesley da Silva Rosa (Comunidade Paroquial de Muqui)

Até quando vais a continuar dando voltas, como um sonâmbulo, pelo circuito da criação? Volta-te para ti mesmo, sonda-te, inspeciona-te, questiona-te...

Santo Agostinho, Serm. 52,17.