Notícias de novembro de 2012

Apresentação da orquestra filarmônica do Espírito Santo na igreja matriz de Castelo

orquestra01 200APRESENTAÇÃO 
DA ORQUESTRA FILARMÔNICA 
DO ESPÍRITO SANTO 
NA IGREJA MATRIZ DE CASTELO

Paróquia Nossa Senhora da Penha Castelo-ES

Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha em Castelo-ES

 

 Abrindo as comemorações do Cinquentenário da Festa de Corpus Christi de Castelo, que será comemorado no ano de 2013, dia 1º de novembro aconteceu na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, às 19 horas, uma belíssima apresentação da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (OFES).

 

Veja duas fotos da apresentação:

orquestra02 320

orquestra03 650

 

Falecimento do senhor Arlindo Brunoro, pai de frei Silvestre.

 

silvestre brunoro 200FALECIMENTO DO SENHOR 
ARLINDO BRUNORO, PAI DO FREI SILVESTRE.

 

Paróquia Nossa Senhora da Penha
Castelo-ES

 

Nossos sinceros sentimentos ao nosso irmão Frei Silvestre Brunoro, oar, pelo falecimento, no dia 05/11, de seu pai, o senhor Arlindo Brunoro.

 

Dia 06/11 foi celebrada a missa de corpo presente, presidida por Frei Silvestre e concelebrada por vários frades agostinianos recoletos.

"Que toda família Brunoro receba o consolo que vêm do alto, do Coração de Deus".

 

Santas missões populares agostiniana recoleta em Castelo

santas missoes 200SANTAS MISSÕES POPULARES 
AGOSTINIANA RECOLETA 
EM CASTELO

 

Paróquia Nossa Senhora da Penha
Castelo-ES

 

 

 

Do dia 12 ao dia 24 de novembro de 2012, o missionário Orly e o Frei Ricardo fizeram as "Santas Missões Populares" segundo a espiritualidade Agostiniana Recoleta na comunidade da Criméia, município de Castelo-ES.

 

Do dia 03 ao 11 de novembro de 2012, Frei Ricardo, Frei Mário e o Missionário Orly fizeram as "Santas Missões" na comunidade Santo Ezequiel Moreno, localizada em Santa Izabel, Castelo-ES.

 

santas missoes02 400

 

VIII encontro nacional das FRASARs

encontro 200Rio de Janeiro

 

Entre os dias 15 a 17 de novembro, aconteceu o VIII Encontro Nacional das FRASARs do Brasil. O tema foi "Revitalizar para Evangelizar".

 

"A nova Evangelização não é uma questão meramente de passagem na doutrina, mas sim de um encontro pessoal e profundo com o Salvador". (J. Paulo II)

 

Objetivo do Encontro:

 

Queremos manifestar neste encontro que a Espiritualidade Agostiniana se perpetua ao longo dos séculos e continua viva em nós pela ação do Espírito Santo na diversidade de trabalhos, atividades e serviços.

 

Queremos nos aprofundar melhor na espiritualidade agostiniana recoleta leiga, isto é, queremos entender como é possível viver o carisma agostiniano recoleto na vida secular, na nossa vida familiar, no nosso trabalho profissional, nas diferentes dimensões do nosso viver cotidiano.

 

madalena 650

 

Breve nota sobre o Encontro das Fraternidades 2012

 

18 nicolau prov 200BREVE NOTA SOBRE O ENCONTRO DAS FRATERNIDADES 2012
15-17 de novembro - Rio de janeiro

 

Apenas uma breve resenha do encontro das Fraternidades do Rio de Janeiro. O encontro foi realizado num clima muito fraterno com momentos intensos de oração, de aprofundamento em temas de relevante atualidade como a Nova Evangelização e a Revitalização, e de partilha de experiências.

 

O encontro foi avaliado muito positivamente pelos participantes e quero deixar com vocês algumas decisões que foram tomadas pelos participantes, para que tenhamos conhecimento das mesmas.

 

MOMENTO DA AVALIAÇAO

 

Qual seria a primeira decisão a ser tomada por nós como Fraternidade?

 

  1. 1.Buscar a unidade, tornar efetivo o Conselho Nacional das Fraternidades
  2. 2.Promover atividades e encontros entre as Fraternidades mais próximas (criar unidade entre as fraternidades geograficamente mais próximas)
  3. 3.Não sabemos o que as outras Fraternidades estão fazendo: necessidade de criar um local virtual para partilhar nossas atividades e nossa caminhada. Falha de comunicação entre as Fraternidades.
  4. 4.Propaganda vocacional da Fraternidade (estamos ficando velhos), revitalização de nossas Fraternidades


    DECISOES TOMADAS

 

  1. 1.Criarmos os Conselhos das Fraternidades: Conselhos regionais (encarregados de promover atividades em conjunto das Fraternidades mais próximas); Conselho Nacional (articular em nível nacional as Fraternidades)
  2. 2.Aproveitar o site da Fraternidade da paróquia de Leblon (Rio de Janeiro): http://www.psmleblon.com/fraternidade-agostiniana para começar a se comunicar e posteriormente ver a possibilidade de transformá-lo no site oficial de todas as Fraternidades
  3. 3.Promover as Fraternidades como uma vocação leiga marcada pela espiritualidade agostiniano recoleta; de fato a espiritualidade agostiniana pode ser vivida como vocação pelos nossos leigos. Aqui entraria também o trabalho dos nossos animadores e promotores vocacionais (divulgar, elaborar material...)
  4. 4.Próximo encontro Nacional das Fraternidades em Belém do Pará, novembro de 2014.

 

Dia de louvor - comunidade São Francisco de Assim, Franca - SP

 

louvor 200Louvor da Misericórdia

 

Grupo de Oração Santa Clara

 

Comunidade São Francisco de Assis

 

Franca-SP

 

 

 

 LOUVOR  - GRUPO DE ORAÇÃO SANTA CLARA 1

 

Retiro para a profissão solene

Prof sol 200RETIRO PARA A PROFISSÃO SOLENE

Entre os dias 22 e 26 de novembro, os freis Rodolfo, Sérgio e Clebson, sob o direção de Frei Mario Aparecido, fizeram o retiro em preparação aos votos solenes.

O retiro se realizou  na comunidade das Monjas Camaldulenses de Mogi das Cruzes. Foi um período de reflexão, meditação da Palavra de Deus e busca ao ouvir a voz de Deus que chama à uma vida mais radical na vivencia dos conselhos evangélicos. O retiro também foi momento de profunda convivência fraterna.

Brevemente apresento os temas que foram abordados neste retiro, a saber:

- Primeiramente foi refletido acerca da história pessoal de amor de cada um com Deus, refletindo acerca da presença amorosa de Deus em nossas vidas, e o quanto isto torna-se significativo em nossas vidas e marca profundamente nossa experiência de fé cristã.

- Segundo tema abordado foi acerca da história vocacional, buscando refletir acerca das raízes de nossa vocação.

- Nos temas seguinte buscamos refletir acerca da vida consagrada, da sua relevância como “próprio da vida da Igreja”, no seguimento de Cristo e na busca de ser sinal escatológico à humanidade, sinal da presença e da ação do Reino na história. Neste mesmo contexto refletimos acerca dos votos de pobreza, castidade e obediência, em suas particularidades e especificidades.

Observamos acerca dos votos como eles são sinais escatológicos para o mundo atual, sinais positivos de entrega a Deus e para os homens na construção do Reino de Deus. Também refletimos acerca do que é especifico ao nosso carisma religioso agostiniano recoleto.

Fr. Sérgio Sambl OAR

 

Frei Silvestre e frei Leopoldo: 15 anos de sacerdócio

 

15anos os dois 20015 anos de sacerdócio de frei Silvestre e frei Leopoldo

 

Frei Silvestre completou uma década e meia de ordenação sacerdotal no dia 15 de novembro. Dia 29 foi a vez de frei Leopoldo comemorar o mesmo aniversário.

 

 

 

 

 

15anos seminaristas 200Os seminiaristas do curso de filosofia da Província Santa Rita de Cássia estiveram presentes neste dia tão maravilhoso. São eles (da esquerda para a direita): Daniel, Ruam, Fernando, (frei Leopoldo), Pedro e Sidnei.

 

 

 

 

 

 

 

Também estiveram presentes, entre outras pessoas, os padres da Capelinha e o diácono permanente Maurílio, cunhado de frei Leopoldo. Os que estão na foto são (da esquerda para a direita): frei Afonso, frei José Carlos, frei Alcimar, frei Leopoldo, frei Silvestre, frei Helton e o diácono Maurílio.

 

15anos  padres 650