Julho de 2013

Notícias de julho de 2013

 

Catequese pré-JMJ na Consolação

catequese vitral 200Paróquia Nossa Senhora da Consolação
Cachoeiro do Itapemirim-ES

Santuário Mariano agostiniano recoleto em Cachoeriro de Itapemirim-ES recebe catequese com os jovens na pré-Jornada Mundial da Juventude.

No dia 29 de junho último, aconteceu no Santuário Agostiniano Recoleto de Nossa Senhora da Consolação, bem como na Igreja Catedral de São Pedro Apóstolo e na Igreja Nosso Senhor dos Passos (todas na cidade de Cachoeiro do Itapemirim-ES), a catequese com os jovens.

 

Sendo um momento rico de aprofundar e fé e estreitar os laços de amizade e companheirismo, tendo em vista a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, no mês de julho/2013 na Cidade do Rio de Janeiro. 

 

catequese vitral 375

Vitral da Virgem da Consolação na matriz em Cachoeiro 

 

A catequese no Santuário Mariano Agostiniano Recoleto ficou por conta dopadre José Laércio de Lima (religioso jesuíta), pároco da Paróquia Santo Antônio, da cidade Iconha, e teve como tema de sua catequese: Vivemos pela fé! Sendo um momento rico de partilha e aprofundamento numa fé verdadeira e comprometida com Jesus Cristo.

 

Ao término da Catequese foi oferecido a todos os jovens presente no Santuário de Nossa Senhora da Consolação um lanche, logo em seguida, os jovens foram para procissão de São Pedro e participarem da Celebração Eucarística no Pavilhão da Ilha da Luz e, enfim, para o show com os missionários da Comunidade Shalom.

 

catequese igreja01 650

Grupo de Canto

 

caequese igreja02 650

Jovens reunidos

 

 catequese igreja03 650

Jovem testemunha sua fé, sendo observado atentamente pelo Pe. Laércio

 

 caequese igreja04 650

Santuário de Nossa Senhora da Consolação acolhe os jovens para a 
catequese da Pré-Jornada Mundial da Juventude (etapa diocesana)


Mais fotos desse dia no endereço:www.facebook.com/paroquiadaconsolacao

______________________________________________________________ 

1ª pedalada missionária em Castelo-ES

 

ped mis 200Paróquia Nossa Senhora da Penha
Castelo-ES

 


A paróquia Nossa Senhora da Penha promove a Primeira Pedalada Missionária em comemoração aos 10 anos do IAM no mundo.

 

ped mis cartaz650

______________________________________________________________ 

Tríduo Vocacional: profissão e ordenação

triduo03 200Matriz Nossa Senhora da Penha - Castelo-ES
Província Santa Rita de Cássia

O tríduo vocacional em preparação à profissão solene de frei Ricardo e ordenação sacerdotal de frei Gustavo aconteceu entre os dias 2 e 4 de julho. 

 

No primeiro dia do tríduo quem presidiu a celebração eucarística foi frei Mário Aparecido com o tema de reflexão “Vocação à Vida Cristã”. A celebração foi na matriz Nossa Senhora da Penha, em Castelo-ES.

 triduo01 650

 

No segundo dia do tríduo, cujo tema de reflexão foi “Vocação à Vida Religiosa Consagrada”, frei Marcus Vinícius presidiu a santa missa na matriz Nossa Senhora da Penha, em Castelo-ES.

 

 triduo02 650

 

“Vocação à Vida Sacerdotal” foi o tema de reflexão do terceiro dia do tríduo. Presidida por frei Jonas Gusson, a celebração eucarística aconteceu na matriz Nossa Senhora da Penha, em Castelo-ES.

 

triduo03 650

 

fricardo02 443

 

frei gustavo convite01 650

frei gustavo convite02 650

______________________________________________________________ 

Profissão religiosa solene de frei Ricardo

 

fr ricardo01 200Paróquia Nossa Senhora da Penha
Castelo-ES

No dia 05 de julho de 2013Frei Ricardo professou solenemente naOrdem dos Agostinianos Recoletos na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha na cidade de Castelo-ES.
 

Frei Ricardo, OAR preparou-se para a sua profissão solene participando do retiro no Mosteiro Carmelita Descalço Imaculada Conceição entre os dias 2 e 7 de junho. O mosteiro fica na cidade de Divinópolis-MG

A missa foi presidida pelo Prior Provincial Frei Nicolás e contou com a presença de seus pais, vários irmãos de hábito recoleto e grande número de fiéis.
 

 fricardo02 443

 

Rezemos por este nosso irmão, para que ele possa cumprir aquilo que prometeu.
 
 
fr ricardo01 400
fr ricardo02 320 ..... fr ricardo03 320
fr ricardo04 320 fr ricardo05 320

______________________________________________________________ 

Ordenação sacerdotal de frei Gustavo

 
fr gustavo01 200Paróquia Nossa Senhora da Penha
Castelo-ES
 
No dia 06 de julho de 2013, na Matriz Nossa Senhora da Penha em Castelo, o religioso Frei Gustavo, foi ordenado presbítero da Igreja porDom Jesus Moraza, OAR, Bispo da Prelazia de Lábrea-AM.
 
Rezemos por nosso irmão para que ele seja um sacerdote segundo o Coração de Jesus.
conv frgustavo01 650
conv frgustavo02 650
 

fr gustavo01 333

 

.... fr gustavo03
fr gustavo02 320

fr gustavo04

 

fr gustavo05

 

fr gustavo06
fr gustavo07 fr gustavo08

______________________________________________________________ 

1ª missa de frei Gustavo

1amissa200Paróquia Nossa Senhora da Penha
Castelo-ES

Dia 07 de julho de 2013 Frei Gustavo presidiu sua primeira Missa na Igreja Matriz de Castelo. Logo após a celebração eucarística foi oferecido um delicioso almoço.

 
 
1amissa03 650
 
1amissa02 650
 
1amissa04 650

Rezemos por nosso irmão Frei Gustavo Barbiero para que ele doe sua vida como o pão consagrado sobre o altar do Senhor.

______________________________________________________________ 

Retiro anual da Província 2013

retiro00 200Retiro da Província Santa Rita de Cássia-OAR
Domingos Martins-ES

RETIRO COM OS FRADES DA PROVÍNCIA DE SANTA RITA DE CÁSSIA DA ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS se realizou na "Casa de Encontros Santa Isabel" dos Irmãos Verbitas, em Domingos Martins-ES. FREI JAVIER GARCIA PASTOR, OAR, da província espanhola de Santo Tomás de Villanueva, pregou o retiro.
 

Primeiro Dia

Hoje, dia 08-07-2013 deu-se início ao RETIRO COM OS FRADES DA PROVÍNCIA DE SANTA RITA DE CÁSSIA DA ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS. O retiro está acontencendo na "Casa de Encontros Santa Isabel" dos Irmãos Verbitas na cidade de Domingos Martins-ES. Este ano o pregador é FREI JAVIER GARCIA PASTOR, OAR, da província espanhola de Santo Tomás de Villanueva.
 
retiro01 333 .....retiro02
Rezemos por nossos frades, para que eles possam beber profundamente dessa fonte que é a espiritualidade agostiniana-recoleta. 
 
 
Segundo Dia
 
Este segundo dia de retiro, os frades iniciaram pela manhã com o ofício divino. No decorrer do dia ouviram atentamente as explanações de Frei Javier que refletiu sobre o tema: “A ESPIRITUALIDADE DA EUCARISTIA”. Ao entardecer foi celebrada a Eucaristia presidida pelo PRIOR PROVINCIAL FREI NICOLÁS. O término das atividades diárias se deu com o ATO DEVOCIONAL MARIANO.
retiro03 .....retiro04
OH! COMO É BOM E AGRADÁVEL VIVEREM UNIDOS OS IRMÃOS...
 
 
Terceiro Dia
 
Este terceiro dia de retiro, os frades iniciaram pela manhã com o ofício divino. No decorrer do dia ouviram atentamente as explanações de Frei Javier. Ao entardecer foi celebrada a Eucaristia presidida pelo NEO-SACERDOTE FREI GUSTAVO. O término das atividades diárias se deu comUMA CELEBRAÇÃO PENITENCIAL.
retiro05 333 .....retiro06

TENDE, POIS EM VOSSAS CASAS UMA SÓ ALMA E UM SÓ CORAÇÃO...
 
Quarto Dia
Este quarto dia de retiro, os frades iniciaram pela manhã com o ofício divino. No decorrer do dia ouviram atentamente as explanações do pregador Frei Javier. Ao entardecer foi celebrada a Eucaristia presidida por FREI ROMUALDO. O término das atividades diárias se deu com UM MOMENTO SOBRE A HISTÓRIA DOS FRADES AGOSTINIANOS RECOLETOS NO BRASIL, ministrada por FREI SÉRGIO PÉRES.
retiro07..... retiro08 333
TARDE VOS AMEI, BELEZA SEMPRE ANTIGA E SEMPRE NOVA...
 
Quinto Dia
Este quinto e último dia de retiro, os frades iniciaram pela manhã com o ofício divino. Logo após o café ouviram atentamente as considerações finais do pregador Frei Javier; e em seguida, celebraram a missa de encerramento presidida por DOM FREI JESUS MORAZA, OAR.
retiro09
TARDE VOS AMEI, BELEZA SEMPRE ANTIGA E SEMPRE NOVA...
retiro10

______________________________________________________________ 

JAR no Facebook

jar-jmj 200JAR - Juventude Agostiniana Recoleta
Rio de Janeiro-RJ

 

Novo perfil da Juventude Agostiniana Recoleta (JAR) no Facebook.

 

 

JAR (Juventude Agostiniana Recoleta) já tem seu novo perfil noFACEBOOK. As portas da JMJRIO2013 acesse e acompanhe as notícias agostinianas recoletas sobre a pré-jornada e jornada.

   https://www.facebook.com/jmjarrio2013

______________________________________________________________ 

JAR e JMJ Rio 2013

jmj2013 200AS JAR QUEREM SENTIR O ABRAÇO DO CRISTO REDENTOR NA JMJ-RIO DE JANEIRO 2013

Cúria Geral OAR
Roma - Itália 

«Ide e fazei discípulos entre as nações!» (cf. Mt 28,19) é o título da Mensagem de Bento XVI tendo em vista a 28ª Jornada Mundial da Juventude, que terá lugar no Rio de Janeiro (Brasil) no mês de julho de 2013. O Papa convida os jovens a “deixar-se abraçar por Cristo”, aludindo à grande imagem que preside a cidade carioca. Por sua parte, as Juventudes Agostiniano-Recoletas (JAR) preparam sua unificação e seu segundo Encontro Internacional coincidindo com a festa universal dos jovens católicos.

 

jar cristoBento XVI se dirigiu aos jovens em uma mensagem que começa assim: “Desejo, em primeiro lugar, renovar a vós o convite para participardes nesse importante evento. A conhecida estátua do Cristo Redentor, que se eleva sobre àquela bela cidade brasileira, será o símbolo eloquente deste convite: seus braços abertos são o sinal da acolhida que o Senhor reservará a todos quantos vierem até Ele, e o seu coração retrata o imenso amor que Ele tem por cada um e cada uma de vós. Deixai-vos atrair por Ele! Vivei essa experiência de encontro com Cristo, junto com tantos outros jovens que se reunirão no Rio para o próximo encontro mundial! Deixai-vos amar por Ele e sereis as testemunhas de que o mundo precisa”.

 

A mensagem, que pode ser lida na íntegra na web oficial da Jornada: http://www.rio2013.com, continua assim: “A Igreja, para continuar esta missão de evangelização, conta também convosco. Queridos jovens, vós sois os primeiros missionários no meio dos da vossa idade! No final do Concílio Ecumênico Vaticano II, cujo cinquentenário celebramos neste ano, o Servo de Deus Paulo VI entregou aos jovens e às jovens do mundo inteiro uma mensagem que (…) concluía com um apelo: «Construí com entusiasmo um mundo melhor que o dos vossos antepassados!»

 jar buttom 221

JMJAR 2013

De sua parte, o Secretariado de Apostolado Educativo e Pastoral Juvenil da Ordem começou a organizar o II Encontro Internacional JAR que terá lugar de 19 a 23 de julho no Colégio Santo Agostinho do Leblon, no Rio de Janeiro. Os jovens agostinianos recoletos se somarão, entre 23 e 28 de julho, aos atos da Jornada Mundial da Juventude. Com o propósito de não deixar de fora nenhum dos jovens que tem uma proximidade com a Ordem e devido a que as JAR ainda não estão implantadas em todos os ministérios, o Secretariado informa que “poderão participar jovens que, sem pertencer às JAR, estejam dispostos a aceitar as exigências e dinâmica próprias de um encontro seu. Neste caso, o religioso encarregado escolherá um pequeno grupo de jovens, para prováveis catequistas, monitores, líderes…, que depois do Encontro possam tornar-se promotores das JAR em seu ministério”.

  

O primeiro Encontro Internacional das JAR, realizado em Madri em 2012, em torno de 500 jovens agostinianos recoletos. Prevendo que o número se possa multiplicar, devido à forte presença agostiniano-recoleta no Brasil, o Secretariado da Ordem enviou informação com indicações concretas aos responsáveis da pastoral juvenil das oito províncias presentes em outros 18 países.

______________________________________________________________ 

JAR-JMJ: 500 jovens, 9 países e um só coração

jmj todos 200JMJ-JAR RIO 2013.
Rio de Janeiro-RJ

Mais de 500 jovens agostinianos recoletos (Juventude Agostiniana Recolete – JAR) procedentes de nove países participam da JMJ Rio 2013. Todos unidos um um só coração dirigidos para Deus. 

Na semana que antecede a JMJ Rio 2013, jovens agostinianos recoletos de todo o mundo participam da Jornada Mundial da Juventude 2013, presidida pelo Papa Francisco.

jmj castelo 600

Jovens de Castelo

 

jmj logo 600

 

Eles vêm dos seguintes países: Argentina (102 jovens), Brasil (261), Costa Rica (1), Espanha (6), Filipinas (5), Guatemala (36), México (2), Perú (17) e Venezuela (64).

Destaca-se a presença de três bispos agostinianos recoletos como catequistas escolhidos pela organização da JMJ: José Luis Azcona – bispo prelado de Marajá (Brasil), que dará catequese em português -; José Luis Lacunza – bispo de David (Panamá), que fará a catequese em espanhol -; e Emiliano Cisneros – bispo de Chachapoyas (Perú), que também fará a catequese em espanhol.

 jmj todos03 600

JOVENS, CRISTO BOTA FÉ EM VOCÊS... 
(Papa Francisco)

Daqui do Brasil, várias paróquias agostinianas recoletas da Província Santa Rita de Cássia participam deste fraterno encontro com o carismático Papa Francisco.

jmj jovens01 330

Frei Rodolfo Werneck, OAR
com os JAR do Belém do Pará.

jmj jovens02 330

JAR na Paróquia Santa Mônica
no RJ

 jmj jovens03 330

JAR de Itaúna- MG

.

 jmj jovens04 330

JAR de Itaúna- MG

 jmj jovens05 330

Jovens de Muqui - ES

 jmj jovens06 330

 

 jmj todos04 600

REZEMOS POR NOSSOS JOVENS PARA QUE ELES TENHAM UM VERDADEIRO ENCONTRO COM O CRISTO E POSSAM TRANSMITI-LO AOS DEMAIS! 

jmj todos 600

Entre os JOVENS AGOSTINIANOS RECOLETOS que estão na JMJ RIO 2013, a linguagem não impede a reunião de um mundo que conhece o mesmo sentimento em "Cristo" . Nestes 12 dias, os jovens agostinianos recoletos estão compartilhando experiências, vivência na comunhão, e experiência no amor de Cristo.

______________________________________________________________ 

Lançamento da UEIM em Castelo-ES

ueimcartaz 200Paróquia Nossa Senhora da Penha
Castelo-ES

No dia 26 de julho a Paróquia N. Sra. da Penha lançou um projeto das Pontifícias Obras Missionárias: UEIM – União dos Enfermos e Idosos Missionários.

ueimcartaz 650

Dia 26-07, DIA DO VOVÔ E DA VOVÓ aconteceu na Paróquia Agostiniana Recoleta Nossa Senhora da Penha em Castelo-ES o lançamento do mais novo projeto das PONTIFÍCIAS OBRAS MISSIONÁRIAS: UEIM-UNIÃO DOS ENFERMOS E IDOSOS MISSIONÁRIOS.

 

ueim01 330

 

... ueim02 330
ueim330 03 ueim04 330

ueimcartaz02 650 

A ORAÇÃO É A BASE DE TODA MISSÃO. 

______________________________________________________________