Março de 2014

Notícias de Março de 2014


Missa de corpo presente e sepultamento de frei Salvador Belmonte

fr salvador00 200Seminário Nossa Senhora Aparecida
Franca-SP 

Frei Salvador Belmonte, OAR, faleceu no dia 28 de fevereiro de 2014 e a missa de corpo presente foi celebrada na Capelinha (Paróquia Nossa Senhora Aparecida), em Franca-SP.

A celebração teve como presidente o prior provincial FREI NICOLÁS e contou com a participação de grande número de fiéis, frades agostinianos recoletos, padres diocesanos, seminaristas e do bispo emérito da Diocese de Franca e amigo de Frei Salvador, Dom Diógenes Silva Matthes. 

 

fr salvador01 650

 

fr salvador02 650

 

fr salvador03 650

 

Logo após o término da Santa Missa, todos encaminharam-se para o cemitério central de Franca (Cemitério da Saudade) onde Frei Salvador foi sepultado no túmulo da Ordem.

 

fr salvador04 320 ..... fr salvador05 320

 

"A morte não é nada. 
Eu somente passei 
para o outro lado do Caminho.

Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês, 
eu continuarei sendo.

Me dêem o nome 
que vocês sempre me deram, 
falem comigo 
como vocês sempre fizeram.

Vocês continuam vivendo 
no mundo das criaturas, 
eu estou vivendo 
no mundo do Criador.

Não utilizem um tom solene 
ou triste, continuem a rir 
daquilo que nos fazia rir juntos.

Rezem, sorriam, pensem em mim.
Rezem por mim.

Que meu nome seja pronunciado
como sempre foi, 
sem ênfase de nenhum tipo.
Sem nenhum traço de sombra
ou tristeza.

A vida significa tudo 
o que ela sempre significou, 
o fio não foi cortado.
Porque eu estaria fora 
de seus pensamentos,
agora que estou apenas fora 
de suas vistas?

Eu não estou longe, 
apenas estou 
do outro lado do Caminho...

Você que aí ficou, siga em frente,
a vida continua, linda e bela
como sempre foi."

Nosso Pai Santo Agostinho 

 .............................................................................................................................

 

Comemoração do aniversário de frei Elton Pimenta

elton00 200Seminário Nossa Senhora Aparecida
Franca-SP

Frei Elton fez aniversário no dia 1 de março e o dom de sua vida foi celebrado no dia 4 de março, com almoço comemorativo entre alguns membros das famílias biológica e religiosa.

A comemoração do aniversário de frei Elton foi celebrado no dia 4 pois no primeiro dia do mês os irmãos estavam em comunidade dando o adeus a frei Salvador, que foi sepultado no dia 1 de março.

elton1 650

 

elton2 650

Todos os irmãos da comunidade do Seminário Nossa Senhora Aparecida – Capelinha (padres, irmãos e seminaristas) participaram, bem como familiares biológicos de frei Elton e irmãos recoletos de outras comunidades:  frei Mason e frei André e frei Sérgio Sambl (Comunidade São José, Ribeirão Preto-SP), frei José Carlos, frei Raimundo e frei Geraldo (Comunidade Sagrado Coração de Jesus, Franca-SP), frei Benedito, frei Francisco Botacín e frei Luiz Gonzaga (Comunidade Nossa Senhora das Graças, Franca-SP) e frei Wagno com frei Romoaldo (Comunidade Santa Rita de Cássia, Igarapava-SP).

elton3 650

Parabéns, frei Elton!

 

elton4 650

Deus continue abençoando sempre o dom de sua vida!!!

 

Frei José Roberto Mason

.............................................................................................................................

 

Cinzas: Purificação e Renascimento

cinzas00 200

Exercícios Quaresmais

Com a celebração da Quarta-feira de Cinzas, iniciamos solenemente o tempo quaresmal. Trata-se de um tempo especial de oração, penitência, caridade, no qual os fiéis trilham uma estrada de conversão vital, no corpo e no espírito. 

A Quaresma tem grande relevância na espiritualidade cristã-pascal, uma vez que, pelos exercícios de conversão, preparamos nossa vida para celebrarmos mais plenamente o mistério pascal.

cinzas01 200Nas práticas religiosas, o ritual das cinzas é bastante comum. Elas representam o aniquilamento das coisas vivas. Árvores e animais tornam-se cinzas, quando tocados pelo fogo. Por causa dessa sua dimensão, as cinzas tornaram-se, em tantas religiões, um elemento natural de penitência e de conversão. Nessa correlação, o fogo simboliza a força divina que transforma os corações e renova a existência, destruindo as forças do mal e trazendo vida nova.

cinzas02 200Na tradição judaica, as cinzas são convite à conversão e ao arrependimento. Mas encontramos esse símbolo, também, nas práticas religiosas indígenas e afro-descendentes. Na tradição do povo de Jesus Cristo, o ritual das cinzas atua como convocação à mudança de vida. Antes de tudo, elas são a consequência do pecado, pois os pecados nos conduzem à morte, que nos transforma em cinzas. Esta frase nos será recordada, para lembrarmos nossa condição de pecadores: “Lembra-te de que és pó e ao pó tornarás” (Gn 3,19). Quando recordamos nossa condição de pecadores, somos convidados à conversão. Esta nos projeta ao amor de Deus e nos garante a redenção dos males e a imersão na sua graça santificante. A Quaresma, tempo de transformação radical da forma de viver, está no ápice do catecumenato, que prepara os neófitos para receber os sacramentos cristãos na Vigília Pascal.

 

cinzas03 200 .......... cinzas04 200

A participação dos fiéis durante a quaresma deve ser realizada com esmero, fazendo que a espiritualidade da conversão seja profunda e intensa, servindo-se da própria vida como “pano de fundo” da conversão. A quaresma convida para a mística do arrependimento, da conversão e do perdão. Nos exercícios quaresmais professamos que é morrendo que se vive para a vida eterna.


Texto original do Pe. Antonio S. Bogaz, 1977

Texto levemente editado por frei Mason para esta publicação na internet

 

. . .

No dia 5 de março, em todas as paróquias do Brasil, foi lançada a Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade e tráfico humano”. Entre os objetivos está o de conscientizar a sociedade sobre a insensatez do tráfico de pessoas e sobre a sua realidade. Conforme a CNBB, o problema é difícil de ser enfrentado por causa do preconceito e do medo das vítimas, fazendo com que poucas pessoas denunciem os fatos do tráfico.

 cinzas05 650

O período forte da Campanha da Fraternidade é a quaresma, que inicia na Quarta-feira de Cinzas e termina na Semana Santa. O convite é a conversão em vista de uma melhor vivência do evangelho. É o que expressamos no momento da imposição das cinzas, quando o ministro diz: “Convertei-vos e crede no Evangelho”!

Quaresma, uma vez mais. Tempo forte na caminhada do ano eclesiástico. Convite e apelo para o silêncio, a prece, a conversão.

Frei José Roberto Mason 

 .............................................................................................................................

 

Bem-aventurada a mulher

mulher00 200Província Santa Rita de Cássia
Brasil

HOMENAGEM DA PROVÍNCIA SANTA RITA DE CÁSSIA A TODAS AS MULHERES: QUE MARIA, A MAIOR DE TODAS AS MULHERES - POIS SE FEZ A MENOR DE TODAS - INTERCEDA POR TODAS VOCÊS.

 

Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana.

 

Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro. 

 

Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande.

 

Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida.

 

Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada.

 

Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano.

 

Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do Evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida.

 

Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade. 

 

Eis aqui algumas das mulheres queridas em nossas vidas:

mulher01 320 mulher02 320
mulher03 320 mulher04 320
mulher05 320 mulher06 320
mulher07 320 mulher08 320
mulher09 320 mulher10 320

 

Postagem original: Frei Ricardo Dias

Edição: Frei Mason

.............................................................................................................................  

Manifesto em Castelo-ES: CF 2014

manifesto00 200Paróquia Nossa Senhora da Penha
Castelo-ES

No dia 08 DE MARÇO DE 2014, a PARÓQUIA AGOSTINIANA RECOLETA NOSSA SENHORA DA PENHA, da cidade de Castelo-ES, promoveu uma MANIFESTAÇÃO PÚBLICA COM PANFLETAGEM SOBRE O TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2014.

Marcando o início da Quaresma, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou nesta quarta (5-03-2014) a Campanha da Fraternidade 2014. Neste ano, as ações e reflexões vão tratar do tema “Fraternidade e tráfico humano”, com lema baseado na citação bíblica de Gálatas 5:1 – “É para a liberdade que Cristo nos libertou”. O objetivo da campanha é de identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade, dos direitos e da liberdade humana, mobilizando as pessoas contra esse crime.

 

manifesto01 650

tráfico de pessoas é uma prática do crime organizado, com estrutura sofisticada e ramificada nos grandes centros urbanos e em regiões de fronteira. Conforme ilustra o cartaz da Campanha da Fraternidade, o crime é praticado em quatro modalidades, entre o tráfico para a exploração do trabalho, para a exploração sexual, para extração de órgãos e o tráfico de crianças e adolescentes. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a prática movimenta 32 bilhões de dólares por ano em todo o mundo, com 85% do valor vindo do tráfico para fins sexuais.

 

manifesto03 320 ..... manifesto04 320

 

De acordo dados da ONG (Organização Não-Governamental) Walk Free, são 30 milhões de pessoas no mundo vítimas de tráfico humano. Relatório da entidade em 2013 aponta 200 milpessoas em situação de mão-de-obra escrava no Brasil, colocando o país na 93ª posição do ranking global de escravidão. Já números da OIT (Organização Internacional do Trabalho) apontam 21 milhões de pessoas exploradas pelo tráfico, sendo 1,8 milhão na América Latina. O perfil das vítimas mostra que 74% são adultos (15,4 milhões) e a maioria – 55% - mulheres. O tráfico para trabalho forçado e para exploração sexual está entre as principais finalidades.

 manifesto02 650

Ações de conscientização e combate ao tráfico humano

No último dia 08-03-2014, a PARÓQUIA AGOSTINIANA RECOLETA NOSSA SENHORA DA PENHA, da cidade de Castelo-ES, promoveu uma MANIFESTAÇÃO PÚBLICA COM PANFLETAGEM SOBRE O TEMA. Contaram com o apoio dos religiosos do NÚCLEO DA CRB DA DIOCESE DE CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM E A CÁRITAS DIOCESANA, os quais estiveram por toda manhã na praça central da cidade, expondo e alertando a todos que ali passavam, sobre o tema. Não se esquecendo do caso do desaparecimento, a um ano e sete meses da Castelense AMANDA.

No âmbito geral, uma das ações concretas da CRB é a campanha “Jogue a favor da vida. Denuncie o tráfico de pessoas”, que prevê atividades de conscientização e prevenção contra o tráfico humano e a exploração sexual durante a Copa do Mundo. Membros da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) e de entidades parceiras vão atuar a partir de 18 de maioaté o final do evento em todas as cidades-sede da competição. Panfletos com orientações serão distribuídos em rodoviárias, aeroportos e hotéis.

 manifesto05 650

ABRACEMOS ESSA CAUSA QUE É DE TODOS NÓS.

Postagem original de Frei Ricardo, OAR
Edição de Frei Mason, OAR

 ............................................................................................................................. 

Primeiro Encontro Vocacional 2014

encvoc00 200Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Franca-SP

O primeiro encontro vocacional da Província Santa Rita de Cássia acolheu jovens que se sentem chamado à partilhar e viver o ideal agostiniano-recoleto. 

Aconteceu no final de semana passado dos dias 15 e 16 de março de 2014 o Encontro Vocacional Agostiniano Recoleto no Seminário Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Franca-SP. O encontrou contou com a presença de vários jovens daquela região que sentem-se chamados à vida agostiniana recoleta.

 

encvoc01 450 

 

Esteve a frente dos trabalhos o promotor vocacional provincial, Frei André Pereira, oar, que contou com estreita colaboração de  Frei Rhuan, oar. 

 

 encvoc02 450

E você jovem? Venha ser um Agostiniano Recoleto!
 "Tarde de amei, beleza infinita. Tarde de amei, tarde te amei, beleza sempre antiga e sempre nova....no entanto Senhor estavas dentro em mim e eu fora de ti..."

 

encvoc03 500

 

encvoc04 650

 

encvoc05 400

 

encvoc06 500

 

encvoc07 500

 

encvoc08 300

 

Frei Ricardo, oar
Edição: frei Mason

............................................................................................................................. 

Posse de frei Agostinho como pároco

fragost00 200Paróquia Nossa Senhora da Consolação
Cachoeiro do Itapemirim-ES

 

A Província Santa Rita de Cássia da Ordem dos Agostinianos Recoletos, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e a Paróquia Nossa Senhora da Consolação tem a honra de convidar você e seus familiares para Missa de Posse de Frei Agostinho Morosini, O.A.R. como novo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, a ser realizada no dia 23 de março de 2014, domingo, às 19h, com a presença do Bispo Diocesano Dom Frei Dario Campos, O.F.M.

 

fragost01 650

 

fragost02 650

 Fonte: Blog da Consolação
Notícia enviada por frei Ricardo e editada por frei Mason

............................................................................................................................. 

 

Viva São José 

sao jose0 20019 de março - São José, Patrono da Ordem
Ordem dos Agostinianos Recoletos - OAR

A devoção e o culto a São José, especial protetor da Ordem –como o declarou o capítulo de 1669–, constitui também parte da espiritualidade agostiniano–recoleta.

 

São José, esposo da Virgem Maria, Patrono da Ordem

sao jose1 650

A devoção e o culto a São José se remonta, entre os agostinianos, ao século XV. O capítulo geral de 1491, celebrado em Roma, determinava: «Em todas as residências e conventos de nossa Ordem celebre-se o ofício de São José, cuja festa será dia 19 de março».

 

sao jose2 500

A festa do Patrocínio de São José começou a ser celebrada de forma particular no século XVII. Dentro da família agostiniana, foram os recoletos e descalços, que tinham faculdade para isso, que, em 1700, iniciaram a celebrá-la. À sua imitação, também os agostinianos calçados, em 1722, solicitaram poder celebrá-la. Pio IX a introduzirá no calendário romano, fixando a data no terceiro domingo depois da Páscoa. Pio X a transfere para a quarta-feira anterior. Foi, contudo, suprimida quando Pio XII instituiu a celebração de São José Operário para o dia 1º de maio.

 

sao jose3 650

 

Segundo nossas Constituições (n.º 80), a devoção e o culto a São José, especial protetor da Ordem –como o declarou o capítulo de 1669–, constitui também parte da espiritualidade agostiniano–recoleta.

A última edição do Missal agostiniano apresenta a São José como Patrono da Ordem. 

 

Fonte: http://www.agustinosrecoletos.com/saints/index#sthash.AO12UpZr.dpuf
Edição: Frei Mason

............................................................................................................................. 

 

Um Papa tuiteiro

papa00 200Vaticano, Roma

Pesquisa indica que papa Francisco é o mais "retuitado" do mundo. "Obrigado por todas as manifestações de carinho no aniversário de pontificado. Por favor, continuai a rezar por mim", tuitou ele recentemente.

O papa Francisco agradeceu pelo Twitter nesta segunda-feira todas mensagens de afeto que recebeu nos últimos dias por ocasião de seu primeiro ano como pontífice da Igreja Católica, desde que foi eleito em conclave sucessor de Bento XVI em 13 de março de 2013.

 

papa01 650

"Obrigado por todas as manifestações de carinho no aniversário de pontificado. Por favor, continuai a rezar por mim", escreveu o papa quatro dias depois do evento.

Na quinta-feira passada, quando completou o primeiro aniversário de sua eleição, Bergoglio estava na cidade romana de Ariccia realizando exercícios espirituais em virtude da próxima Semana Santa e dedicou o dia a rezar.

papa02 600

Neste dia, o pontífice publicou no Twitter um breve "Rezai por mim", o mesmo pedido que fez há um ano fez ao aparecer na varanda da Basílica de São Pedro para se apresentar ao mundo.

edição: frei Mason

............................................................................................................................. 

 

Seminaristas de Vitória-ES na igreja-irma de Lábrea-AM 

labrea00 200Prelazia de Lábrea
Lábrea-AM

SEMINARISTAS DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA-ES PROMOVEM SEMANA MISSIONÁRIA NA IGREJA IRMÃ DE LÁBREA-AM, REGIÃO MISSIONÁRIA ATENDIDA PELOS FRADES AGOSTINIANOS RECOLETOS.  

Na alegria da construção do Reino, os seminaristas Jones, Alessandro e Alexandre, todos da Arquidiocese de Vitória-ES, promoveram na primeira semana de janeiro deste ano de 2014, a Semana Missionária no Setor 1 da paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Prelazia de Lábrea). Na semana seguinte fizeram uma experiência junto aos povos ribeirinhos e indígenas no Belo Monte e na Comunidade São Jerônimo (Canutama).

 

labrea01 650

 

Realizaram visitas domiciliares, participam de formações e também celebram, além de conhecerem um pouco do trabalho das três pastorais: Urbana, Indígena e Ribeirinha.

 

Para o coordenador de Pastoral da Prelazia de Lábrea, padre Éder Carvalho, a primeira experiência deve ser de partilha de vida. "Muitas vezes nós achamos que vamos levar o conhecimento, a sabedoria, mas na verdade a nossa missão é partilhar a vida, compreendendo o Mistério da Vida para estarmos próximos. O objetivo principal desta experiência é amadurecer a vocação missionária dos seminaristas, que a partir do partilhar a vida e a fé, descobrem na pluralidade dos povos e das culturas a presença do Espírito que nos antecede na missão".

labrea02 650

Seminaristas da Arquidiocese de Vitória-ES celebrando com o bispo, Dom Jesus Moraza, oar 

Fonte: http://prelaziadelabrea.blogspot.com.br/2014/01/seminaristas-da-arquidiocese-de-labrea.html

............................................................................................................................. 

 

Pastoral da Sobriedade de Muqui

sobrie00 200Paróquia São João Batista
Muqui-ES

Jovens e Pastoral da Sobriedade de Muqui unem esforços e visitam a Casa Reviver de Mimoso do Sul-ES.

 

No dia 12 de março de 2014 os adolescentes e os coordenadores do EAC (ENCONTRO DE ADOLESCENTES COM CRISTO) da Paróquia Agostiniana Recoleta São João Batista da cidade capixaba de Muqui, juntamente com a Pastoral da Sobriedade da mesma paróquia, realizaram uma visita à CASA REVIVER na vizinha cidade de Mimoso do Sul.

sobrie01 650

A Casa Reviver acompanha pessoas que passam por problemas de alcoolismo ou/e de drogas. Foi uma momento de muito aprendizado para adolescentes de nossa paróquia que puderam conviver com a realidade da consequência deste mal que muito prejudica nossas famílias.

sobrie02 333 ..... sobrie03 333

PASCOM - Paróquia São João Batista - Muqui-ES.

 ............................................................................................................................. 

Pastoral do Menor em Muqui-ES

menor00 200Paróquia São João Batista
Muqui-ES

A celebração da Pastoral do Menor aconteceu no bairro Alto Boa Esperança no dia 15 de março de 2014. 

No último dia 15 de março de 2014, Frei Wesley, irmão religioso cooperador na Paróquia Agostiniana Recoleta São João Batista da cidade de Muqui-ES, juntamente com a Pastoral do Menor daquela paróquia, realizou uma celebração com as crianças no bairro Alto Boa Esperança. 


menor01 333..... menor02 333

 


menor03 650  

 

menor04 650 

Agradecemos ao Frei Wesley e a todos que colaboraram para que esta celebração acontecesse.

Frei Ricardo, oar

.............................................................................................................................  

Retiro Mensal regional de março

retiroes00 200Província Santa Rita de Cássia
Região do Espírito Santo

Os frades agostinianos recoletos da Província Santa Rita fazem um retiro todo mês. É momento de oração e confraternização.

Na quinta-feira dia 20-03-2014 aconteceu na Fazenda do Centro – município de Castelo-ES, o primeiro retiro do ano com os frades agostinianos recoletos das comunidades de Muqui, Castelo, Cachoeiro do Itapemirim e Vitória.

retiroes01 325 ..... retiroes02 325

 

retiroes03 650

 

retiroes04 650

Iniciamos com a oração da Liturgia das Horas, logo depois refletimos com base no texto: “A COMUNIDADE, PALAVRA ENCARNADA – LUZES PARA O CAMINHO”. Depois de um delicioso almoço, alguns frades já voltaram para suas comunidades e outros ficaram um pouco mais desfrutando dos ares do campo.

Frei Ricardo, oar

............................................................................................................................. 

 

Monjas recoletas visitam o Teologado Santa Mônica

monjas00 200Seminário Santa Mônica
São Paulo-SP

Foi com bastante alegria que na quinta-feira 20 de março de 2014, a comunidade do Teologado Santa Mônica da cidade de São Paulo-SP recebeu a visita de algumas de nossas irmãs, Monjas Agostinianas Recoletas (Monjas de Clausura) do Mosteiro de Nossa Senhora de Guadalupe, que fica localizado na cidade cearense de Guaraciaba do Norte.

monjas01 650

Elas são mexicanas e vieram renovar o visto para permanecerem em terras brasileiras.

 

monjas02 650 

 

monjas04 650

 

 Os professos Frei Fernando e Frei Rhuan com as monjas Agostinianas Recoletas no refeitório do seminário. 

 

monjas03 650

Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos e irmãs!!!

 

Frei Ricardo, oar
Edição: frei Mason, oar

............................................................................................................................. 

 

Licenciatura em filosofia de frei Ademildo

frademildo00 200Província Santa Rita de Cássia
Brasil

 

No sábado dia 22 de março de 2014 Frei Ademildo Gomes, atualmente residente da comunidade de Castelo-ES, licenciou-se no curso de Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de São Paulo.

 

frademildo01 650


"Que o Senhor lhe ilumine e que você possa continuar colocando seus conhecimentos adquiridos em prol da Igreja, da Ordem e da Província".
 

 

frademildo02 450 

São os votos de todos seus irmãos agostinianos recoletos da Província Santa Rita de Cássia.

............................................................................................................................. 

 

Encontro de Jovens regional São Paulo

igara00 200Paróquia Santa Rita de Cássia
Igarapava-SP

 

O testemunho da alegria em Cristo marcou o encontro de jovens da região do estado de São Paulo.

 

No final de semana dos dias 22 e 23 de março de 2014, na Paróquia Santa Rita de Cássia da cidade paulista de Igarapava-SP, realizou-se mais um ENCONTRO COM OS JOVENS DAS PARÓQUIAS AGOSTINIANAS-RECOLETA DO ESTADO DE SÃO PAULO, organizado pela pastoral da juventude agostiniana.

igara00 650

 

igara01 650

O encontro contou com a presença de 87 jovens e teve momentos de oração, formação e fraternidade e uma das marcas foi a alegria da juventude em testemunhar o Evangelho de uma forma simples e feliz.

 

igara02 650

 

igara03a 320 .......... igara03 320

 

Momentos alegres como quando saíram cantando pelas ruas da cidade até o cinema e também quando foram caminhando com alegria para a missa na Matriz de Santa Rita de Cássia. A alegria foi contagiante: os marcados foram não só os participantes, mas por aqueles que se encantaram ao vê-los felizes pelo mesmo motivo: TESTEMUNHAR JESUS CRISTO.

Os momentos de formações ministradas por Frei Wagno e Frei Hélton contribuíram para o crescimento espiritual de cada jovem que ali estava.

igara04 650

 

Nosso agradecimento a Frei Clébson, que veio da cidade vizinha de Franca acompanhado de mais de 50 jovens. Com certeza, a semente já está semeada em nossos corações, agora depende de nós cultivá-la.

A Pastoral da Juventude de Igarapava-SP agradece a todos os jovens pela linda participação e testemunho vivido durante esse final de semana, e a todos os voluntários - em especial à equipe da cozinha - e ao nosso pároco Frei Wagno pelo apoio e confiança que depositou na juventude.


igara05 650  

 Uma só alma e um só coração, dirigidos para Deus!

Colaboração: João Fernando – PJ Igarapava-SP
Edição: frei Mason

............................................................................................................................. 

 

Frei Agostinho toma posse como pároco

pfragost00 200Paróquia Nossa Senhora da Consolação
Cachoeiro do Itapemirim

 

No dia 23 de março de 2014, na Celebração Eucarística das 19:00 horas, frei Agostinho Morosini, OAR, tomou posse como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Consolação. 

 

A posse foi dada pelo Vigário Geral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim o Padre Antônio Tatagiba Vimercati, diocesano, delegado pelo bispo diocesano para tal feito.

 

 pfragost06 650
Frei Agostinho Morosini, Padre Antônio Tatagiba Vimercati e frei Eneas Berilli
 

 

Estiveram presentes à Eucaristia o próprio Frei Agostinho Morosini, O.A.R., o Vigário Paroquial Frei Enéas Berilli, O.A.R., os diáconos permanentes e residentes no território paroquial: Ary de Paula Nascimento, José Carlos Zóboli, Pedro Guarino e Sérgio Sechin; diáconos transitórios Frei Ricardo, O.A.R (que está a serviço da Igreja na Paróquia Nossa Senhora da Penha, na cidade de Castelo-ES) e Frei Sérgio Sambl, O.A.R., que, agora, passará a servir a Igreja, na Paróquia Nossa Senhora da Consolação e o diácono permanente, que reside no território da Paróquia São João Batista, cidade de Muqui: Bernardino e todo o povo de Deus.

 

pfragost01 650

 

O Santuário de Nossa Senhora da Consolação estava repleto de fiéis, com a representação de todas as Comunidades Eclesiais de Base que formam a Paróquia Nossa Senhora da Consolação; fiéis da Paróquia São João Batista, da cidade de Muqui; demais fiéis de outras paróquias da cidade de Cachoeiro de Itapemirim e a presença belíssima de religiosas e religiosos no meio do Povo de Deus.

 

pfragost03 320 .......... pfragost04 320

 

Na homilia Padre Antônio Tatagiba Vimercati explanou sobre a água viva que Jesus Cristo tem para cada um de nós, que estamos sedentos por Deus, para tanto utilizou-se da mulher Samaritana, da forma como Jesus obteve um diálogo edificador com aquela mulher e como elevou-a à dignidade de pessoa humana. Ela que queria uma água que logo sentiria novamente sede e da água que Jesus possui de forma abundante para toda humanidade.

 

 

pfragost02 650


O Vigário Geral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, também, em sua homilia, lembrou ao novo pároco sobre as funções deste na condução dos trabalhos pastorais da Paróquia, auxiliados por todos os paroquianos, tendo como suporte o Documento de Aparecida.

 

Ao término da celebração houve as boas-vindas da Coordenadora do Conselho de Pastoral Paroquial - Sra. Sirley e a fala de agradecimento e apresentação do novo pároco, assim como, o novo pároco apresentou oFrei Sérgio Sambl, O.A.R. que passará a trabalhar na Paróquia Nossa Senhora da Consolação e agradeceu o trabalho pastoral desenvolvido porFrei Domingos Sérgio Gusson, enquanto sua permanência à frente da paróquia.

 

 

 pfragost05 650

 

No salão paroquial foi oferecido a todos os presentes na posse uma recepção salgados e refrigerantes, que foram preparados com muito carinhos pelas meninas da cantina, que trabalharam muito no final de semana que aconteceu a posse de Frei Agostinho.

 

Aqui, externamos os sinceros agradecimentos a todos que trabalharam para realização da Posse de Frei Agostinho: Secretárias Paroquiais (Dalvana e Marta), Coordenadora do CPP, Coordenadores dos CPC's, Coordenadores Paroquiais das Pastorais e Movimentos e tantas outras que exerceram suas atividades com muito amor.


Que Nossa Senhora da Consolação abençoe a todos.

 

Créditos: Gustavo Lins - Blog da Paróquia Nossa Senhora da Consolação
Edição: frei Mason

............................................................................................................................. 

 

Sexta Filosófica

sf 200Capelinha
Franca-SP

O gremio estudantil Frei Santa Rita Durão promove mais uma Sexta Filosófica em Franca-SP.

sf 650

............................................................................................................................. 

 

Passeio comunitário e dia de confraternização

pas00 200Seminário Filosófico Nossa Senhora Aparecida
Franca-SP.

Passeio comunitário e dia de confraternização refletem o ideal de Santo Agostinho: "Uma só alma e um só coração dirigidos para Deus"

Agostinho concebia a vida religiosa como um grupo de amigos que se reuniam para chegar à posse da verdade. Lendo a Regra, vê-se que, na sua concepção, cada membro tinha uma função dentro do grupo, todos, porém,

 

“uma só alma e coração”

 

pas01 650

 

Todos deviam ajudar-se para construir uma comunidade de vida, de ideais, de interesse religiosos e humanos, em perfeita comunicação. Enfim, uma verdadeira comunidade de irmãos e amigos, tendo em vista uma única meta, caminhando na mesma direção e em íntima colaboração para a integração do grupo.

 

O núcleo da concepção agostiniana da vida religiosa está na tomada de consciência da unidade e da comunhão interior entre os irmãos. Isto leva a ter em conta os valores, a mútua ajuda, evitando o egoísmo.
 
Nas Confissões, Agostinho nos fala de seu ideal, anterior à conversão:

 

“Éramos muitos os amigos que trazíamos o espírito agitado. Falávamos com aborrecimento dos dissabores tumultuosos da vida humana. Já quase tínhamos resolvido viver sossegadamente, retirados da multidão. Tínhamos projetado aquele sossego deste modo: se alguma coisa possuíssemos, juntá-la-íamos para uso comum, combinando formar de tudo um só patrimônio, de tal forma que, por amizade sincera, não houvesse um objeto deste, outro daquele, mas se tudo se tivesse uma só fortuna, sendo tudo de cada um e tudo de todos” (Conf., 6,14).

 

pas02 650

 

Após a conversão escreve a Leto que duvidava em seguir sua vocação:

 

“Cada um procure amar aquela sociedade e comunhão, como está escrito: Não existia entre eles senão uma só alma e um só coração. Desta forma, tua alma não é tua, mas de todos os irmãos. As almas deles são tuas, ou, melhor, suas almas com a tua, não são almas, mas uma só alma, única, de Cristo” (Epist. 243,4).
 

 

Mais claro ainda, neste trecho:

 

“Não vivem em união senão aqueles nos quais está a perfeita caridade de Cristo. Muitos irmãos vivem só corporalmente unidos. Quem vive na unidade? Aqueles dos quais está escrito: Tinham uma só alma e um só coração dirigidos para Deus e ninguém tinha nada próprio, mas tudo lhes era comum” (Enarrationes in Os. 132(12).
 

 

Aí está a chave para compreender a comunidade agostiniana.Para Agostinho a experiência de vida religiosa está penetrada por esta dimensão comunitária. É um ponto de partida sumamente bíblico.
 

 

pas04 650

 

Para construir esta comunidade exige-se o fundamento dacaridade. Vivendo a caridade, os irmãos:
 

 

• dedicam-se a mútuas atenções, como filhos de Deus e irmãos de Cristo;

 

• entregam sua vida e tudo o que lhes pertence ao serviço do amor;

 

• aceitam-se mutuamente;

 

• sabem perdoar;

 

• praticam com delicadeza a correção fraterna e

 

• ajudam-se com orações.

 

pas05 650

 

O ideal da comunidade agostiniana é realizar uma convivência em Cristo, reproduzindo, de acordo com as exigências de cada tempo e lugar, o que vem descrito nos Atos dos Apóstolos.

 

Este é o ideal, bíblico e humano, que a Ordem dos Agostinianos Recoletos propõe aos jovens de hoje. E foi neste mesmo ideal que no último dia 27-03-2014 os frades e seminaristas do Seminário Filosófico Nossa Senhora Aparecida (Franca-SP)desfrutaram de um dia de lazer e descanso comunitário na cidade mineira de Cássia. Riram, brincaram, rezaram, se divertiram em comunidade de irmãos.

 

Jovem, será que Cristo está lhe chamando a segui-lo pelos passos de Santo Agostinho? Pense nisso.

 

Frei Ricardo. oar

............................................................................................................................. 

 

Meios oficiais de comunicação da Província

ofic00 200Província Santa Rita de Cássia
Brasil

Com o objetivo de melhorar e ampliar a comunicação e divulgação da Província Santa Rita de Cássia, atualizamos os meios oficiais de comunicação. 

 

Conforme as ordenações do 54º CAPÍTULO GERAL DA ORDEM DOS AGOSTINIANOS RECOLETOS estamos divulgando os meios OFICIAIS de comunicações da PROVÍNCIA SANTA RITA DE CÁSSIA – OAR.

 

ofic01 650
Frades participantes do retiro anual 2013

ofic02 350

http://www.santarita-oar.org.br/

ofic04 350

https://www.facebook.com/frades.agostinianosrecoletos?ref=tn_tnmn

ofic03 350

http://minutoaminutocomsantarita.blogspot.com.br/

ofic05 350  

https://twitter.com/oarsantarita

ofic06 350  

https://www.youtube.com/channel/UCaG9NGdjgD4duA-XLilN3kw 

ofic07 350

Cúria Provincial - Boletim Impresso

 

Equipe de Comunicação da Província Santa Rita

............................................................................................................................. 

 

Convivência dos religiosos novos da região de São Paulo 

novos00 200Província Santa Rita de Cássia
Região São Paulo

Focando na vida fraterna em comunidade, os religiosos novos da região do estado de São Paulo participam de uma convivência de três dias a eles especificamente preparado.

Entre os dias 17 e 19 de março foi realizada em Ribeirão Preto (São Paulo) uma convivência dos religiosos novos da Província que moram na região de São Paulo. "Religiosos novos" quer dizer os que têm no máximo 5 anos de votos perpétuos.

novos03 200

 

Símbolo
da espiritualidade

agostiniana:
tendo como

fundamento a Palavra
de Deus, com um 
coração ardente 
e atingido pelo 
Amor de Deus.

..........

novos04 360

Brasão da Província Santa Rita


Os religiosos que participaram foram: Frei André Pereira de Arruda, frei Clébson de Souza Rodrigues, frei Geraldo Inacio, frei Helton Pimenta Fernandes, frei Rodolfo Werneck Pereira; a assessoria correu por conta de frei Nicolás.

novos01 650
Frei Clebson, frei Rodolfo, frei André, frei Nicolás, frei Sérgio Peres e frei Helton

A realização da convivência foi motivada pelo processo de revitalização e reestruturação que estamos vivendo na Ordem dos Agostinianos Recoletos. Dentro deste processo está a proposta para o ano 2014, que tem como tema central: “Revitalização, comunidade e vida fraterna”.

novos02 259O eixo central de nossas reflexões e partilhas durante os dias da convivência foi “a vida fraterna em comunidade”, sob a luz de dois documentos:

1-) "A vida fraterna em comunidade”, promulgado pela Congregação para os Institutos de vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica e;

2-) Nossas Constituições e Código Adicional.

 

OAR = Ordem dos Agostinianos Recoletos

Iluminados por estes dois documentos refletimos sobre a comunidade agostiniano recoleta em três aspectos:

1-) A comunidade religiosa como dom (projeto de Deus),

2-) a comunidade religiosa como lugar de fraternização e

3-) a comunidade religiosa como lugar e sujeito da missão.

 

Além das reflexões tivemos momentos intensos de oração e de alegre convivência fraterna. A conivência foi concluída no dia 19 com a solene celebração da eucaristia comemorando a solenidade de São José, patrono da Ordem e titular da nossa paróquia de Ribeirão Preto, que estava festejando seu 50º aniversário como tal. A eucaristia foi presidida por frei Sérgio Peres de Paula, pároco, e concelebrada por todos os participantes da convivência

Colaboração enviada por Frei Nicolás, Prior Provincial
Edição: Frei Mason

............................................................................................................................. 

Brasão da Província instalado na paróquia Santa Rita 

bra00 200Paróquia Santa Rita de Cássia
Vitória-ES

A identificação visual de que os frades agostinianos recoletos da Província Santa Rita de Cássia atendem à comunidade da Paróquia Santa Rita de Cássia foi instalado no dia 29 de março de 2014. 

O brasão da Província com a identificação "Agostinianos Recoletos", encimado pelo nome da paróquia, foi colocado logo na entrada principal da matriz. 

 

bra01 320 ..........

bra02 320

 

O brasão da Província,
encomendado por frei Toninho,
pároco e prior,

foi instalado no dia 29 de março de 2014.

 

bra03 500

 

bra04 500

 

bra05 500

bra06 320 ..... 

Residência e Paróquia
Stª Rita de Cássia em Vitória - ES


Rua Fortunato Ramos 345
Praia do Canto

(CEP: 29055-290)

Vitória - ES


Tel: (27) 3227 0010

 

 

O Brasão e a identificação da paróquia estão na parede principal da
entrada da igreja. 

 

bra07 500

 

bra08 500

Durante uma celebração da Santa Missa

bra09 320 .......... bra10 320

 

veja a explicação do brasão da província clicando aqui 

.................................................................................................................................................................