A Espiritualidade Agostiniana

bible and heart 200O significado do 
livro aberto
e o coração em chamas
atingido por uma flecha
sintetiza 
a espiritualidade
da família agostiniana.

O livro aberto é a Bíblia.
Ela simboliza a conversão de Agostinho ao cristianismo. A Bíblia é a Palavra de Deus: fonte de luz, fonte de verdade e fonte da procura pela sabedoria.

O coração em chamas.
Simbolizando o amor de Deus por Agostinho e por todos os que apreciam sua espiritualidade, o coração agostiniano está ardentemente e apaixonadamente vivo pelo desejo de conhecer a Deus e experimentar seu amor divino.

A flecha transpassando o coração.
Ela representa o espírito de Deus entrando nos corações. Todos são chamados a continuar crescendo na fé, na esperança e na caridade.

 

espiritualidade agostiniana é o selo, a marca indelével, dos agostinianos recoletos. É o fundamento da inquietação tão típica de santo Agostinho. E não podia ser diferente já que os agostinianos recoletos são herdeiros espirituais dele.
Tal inquietação levou santo Agostinho a procurar Deus em todas as coisas e acima de todas as coisas. Os agostinianos recoletos são todos convidados a fazer o mesmo.
 
 

Scientia et Caritas

O lema dos agostinianos

Significado das palavras:

Scientia significa o conhecimento, o estudo que temos e adquirimos. Ele é simbolizado pelo livro na figura, que pode ser visto como a Bíblia (sabedoria Divina) ou como o estudo em geral (sabedoria humana).

Caritas significa amor no sentido humano e puro. Simbolizado pelo coração em chamas (não é um coração frio) e atingido por uma flecha (Deus tocando os corações), a caridade (amor puro) se expressa no mandamento máximo do cristão: amar ao próximo como gostaríamos de ser amados.

Scientia et Caritas são palavras latinas, isto é, elas têm sua origem no latim.

O conhecimento que temos e adquirimos ao longo da vida deve funcionar harmoniosamente em conjunto com o amor a serviço de um mundo melhor. Não devemos humilhar ninguém com nosso conhecimento, até pelo contrário. E nosso amor deve ser melhor compreendido e expresso através do estudo, do conhecimento. Quanto mais conhecemos, mais oportunidades temos de ajudar (ou atrapalhar) a nossa vida e a vida do nosso próximo.

Para Santo Agostinho e os membros da família agostiniana, o conhecimento e o amor devem estar a serviço da promoção e ajuda às pessoas. Na prática, a escolha é de cada um. Raramente podemos afirmar que não é nossa escolha fazer o que é certo, o que é cristão e, para os agostinianos recoletos, o que é próprio de sua espiritualidade.