Como surgiram os Recoletos

recolhimento 200Os Agostinianos Recoletos têm mais de 400 anos de existência.

O movimento Recoleto nasceu na Espanha, no final do século XVI.

A palavra RECOLETO quer dizer recolhimento. Um grupo de agostinianos do século XVI sentiu a necessidade de viver uma vida de maior recolhimento. Inicialmente, quatro mosteiros foram fundados na Espanha e destinados a estes religiosos.

ordem agost oracao 150O tempo passou... o grupo cresceu...

... foi se espalhando pelo mundo...  e o movimento acabou se concretizando em uma congregação, a congregação dos Agostinianos Recoletos.

 Posteriormente, com o constante crescimento do movimento RECOLETO, a congregação tornou-se uma Ordem, a Ordem dos Agostinianos Recoletos.



Ontem,

 

Hoje

 

e Sempre...

 

Santo Agostinho fixava muito a amizade entre os irmãos. A fraternidade na vida comunitária se tornou a característica dos agostinianos recoletos.

 

A vida comunitária é a primeira pastoral de cada um e de todos os freis. A vida comunitária dá suporte para bem servirem a Igreja, o povo de Deus.

 

O propósito da Ordem dos Agostinianos Recoletos, desde a sua origem, é ter seus membros vivendo em comunidade fraterna, seguir a Cristo: casto, pobre e obediente.

 

Os frades Recoletos buscam a Verdade e estão a serviço da Igreja.

 

Todos eles esforçam-se para conseguir a perfeição da caridade segundo o carisma de Santo Agostinho e o espírito da Recoleção.

 

O carisma agostiniano resume-se no amor a Deus sem condição, que une as almas e os corações na convivência comunitária de irmãos, e que se orienta a todos os homens para promover a união em Cristo dentro da Igreja.

 

"Uma só alma


e um só coração


dirigidos para Deus"

Santo Agostinho

...

ordem capitulo toledo 150

O espírito da primitiva
legislação recoleta
se expressa
na Quinta Definição
do Capítulo de Toledo
,
ocorrido em 1588:

Porque há entre vós...
alguns amantes da perfeição...
que desejam seguir
um plano de vida
mais austero ...  determinamos ...
sejam fundados
três ou mais mosteiros ...
nos quais se pratique
uma forma de vida
mais estrita.