A presença recoleta no mundo

ordem planeta 200Os Agostinianos Recoletos somam um total de mais de 1.250 freis (irmãos não ordenados sacerdotes e irmãos ordenados sacerdotes) provenientes de mais de 27 nacionalidades.

A Ordem está organizada em oito Províncias com 209 Comunidades Religiosas espalhadas por todo o mundo. Os freis trabalham em 4 continentes, administram 209 paróquias e são responsáveis por 53 centros educativos, dentre as quais três universidades, totalizando mais de 80.000 estudantes.

Outros membros da família Agostiniano-recoleta são as 111 fraternidades seculares em 18 países contando com quase 3.450 membros.

A família Agostiniano-recoleta é uma grande família. Junta-se à ela os três grupos de religiosas que compartilham a herança Agostiniana Recoleta. Dois destes grupos vivem sua vocação no apostolado ativo no mundo e o outro grupo é composto de monjas que vivem em clausura.

ordem mapa presenca 650

As 205 comunidades que compêm a Ordem estão distribuidas em 19 nações. Por países, o número de comunidades é o seguinte:Espanha (39), Brasil (29), Colômbia (21), México (18), Estados Unidos (15), Filipinas (14), Venezuela (14), Perú (9), Panamá (8), Argentina (7), Costa Rica (6), Reino Unido (6), República Dominicana (5), Guatemala (4), Itália (3), Taiwan (3), Chile (2), China (2) e Serra Leoa (1).

As oito Províncias
da Ordem dos Agostinianos Recoletos


Província
Fundação
Presente nos seguintes países:
São Nicolau 
de Tolentino
1622

Espanha, Taiwan, Inglaterra, México, Costa Rica, Estados Unidos e Brasil

Nossa Senhora 
da Candelária
1663
Colômbia e Chile
Santo Tomás 
de Vilanova
1909
Espanha, Argentina, Brasil e Venezuela
Santo Agostinho
1943
Estados Unidos e México
São José
1948
Espanha, Venezuela e Perú
Santa Rita 
de Cássia
1960
Brasil
Nossa Senhora 
da Consolação
1961
Espanha, Panamá, Guatemala e República Dominicana
Santo Ezequiel Moreno
1998
Filipinas

A Ordem dos Agostinianos Recoletos é responsável 
por territórios de missões nos seguinte países:
    • Brasil (Lábrea e Marajó),
    • China (Taiwan, Kewiteh),
    • Colômbia (Casanare),
    • México (Cidade Madera-Cuahtemoc),

    • Panamá (Bocas del Toro),

Perú
     (Chota),
  • Costa Rica (Sarapiqui) e
  • Serra Leoa, na África.
 

Graças aos missionários, os Agostinianos Recoletos levam a fé Cristã a muitas pessoas e comunidades. Nas áreas de missões, os freis vivem com os nativos de diferentes tribos levando a mensagem do Evangelho por meio da inculturação.