Os frades recoletos hoje

ordem oar 250Os frades (irmãos e sacerdotes) Agostinianos Recoletos são herdeiros diretos do ideal de Santo Agostinho: formar uma comunidade onde tudo era comum.

O crescimento e expansão deste ideal deu origem à Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR). 

carisma da Ordem
..........é o amor incondicional a Deus através:...........
-> da oração -> do trabalho -> do estudo

 

Quem são os frades recoletos

 

Os Agostinianos Recoletos são uma família religiosa cujos membros vêm de diferentes culturas.

 

O nome Agostiniano é uma herança do famoso Agostinho de Hipona, um incansável investigador da Verdade, um ser humano muito à frente de seu tempo, um homem cuja espiritualidade os freis procuram seguir e viver.

 

O nome Recoleto vem de um grupo de freis da segunda metade do século XVI inspirados pelo Espírito do Senhor com um intenso e sincero desejo de buscar a perfeição.

 

Os Agostinianos Recoletos vivem uma mistura de vida contemplativa e de ação. Assim, a procura pela Verdade e a busca da interioridade estão harmoniosamente entrelaçados no apostolado da evangelização.

 

A contemplação, exercitada pelo freis Agostinianos no dia-a-dia, é a total e incondicional entrega a Deus. Cada frade vive em comunidade tendo uma só alma e um só coração dirigidos para Deus. Um Recoleto é um apóstolo que prega a Boa Nova de Cristo no mundo.

 

Recebendo o Amor de Deus livremente na contemplação, o Agostiniano Recoleto partilha este Amor livremente com o próximo.

 

O Agostiniano Recoleto adquire a dimensão de ternura e do calor humano na devoção e testemunho da Virgem Santa Mãe de Jesus. Protótipo da Igreja, Maria incorpora no mistério de Cristo o perfeito exemplo de uma vida consagrada a Deus.

 

Dados adicionais

 

- A Ordem tem 17 bispos, muitos dos quais trabalhando em território de missões.

 

- A Ordem opera três Institutos internacionais: O Instituto Histórico, O Instituto de Agostinologia e o Instituto de Espiritualidade.

 

- A Ordem conta com o Haren Alde (expressão Basca que significa "beneficiar"), uma organização internacional que ajuda programas de cunho social e educacional em nações em desenvolvimento.

 

- A Ordem oferece serviços espirituais a comunidades das Monjas Agostinianas (de vida contemplativa) e as Irmãs Agostinianas (de vida ativa).

 

- A Casa Internacional de Estudos da Ordem está localizada numa parte antiga de Roma. A Comunidade está aberta aos religiosos da Ordem que desejam seguir os estudos superiores em nome de suas respectivas Províncias.

 

- A Ordem está dividida em oito Províncias ou regiões, nem sempre geograficamente contíguas. Cada Província recebe o nome de um(a) santo(a) que vem a ser o Padroeiro(a) específico de seus membros.

 

- A Cúria Geral é a "cabeça canônica" da Ordem. O Prior Geral, junto com seu Conselho, vivem na Cúria Geral. Ela está localizada numa parte nova de Roma. A Casa também acolhe os Arquivos Gerais, que são os documentos referentes à História, Pessoas e Atividades da Ordem.

ordem brasao sub 150

 


Chamados por Deus,
os Agostinianos
Recoletos fazem
de sua vocação
uma expressão viva
e harmoniosa
das três dimensões
do 
Amor:

  • contemplativo
  • comunitário
  • apostólico

 

 


ordem saojose 150São José,
padroeiro da Ordem

 

ordem ns consolacao 150

Nossa Senhora
da Consolação,

padroeira da Ordem


 ordem curia geral 560

A Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR) 
é uma organização Católica internacional 
e a Casa Central está localizada em Roma, na Itália.
. . .

Residencia de la Curia General OAR
Viale dell’Astronomia 27
00144 ROMA

Acesse o site da Ordem dos Agostinianos Recoletos aqui:


Acesse o site da oito Províncias da Ordem aqui: