Primeiro dia da novena

.:. Meditação para o primeiro dia da novena:

Nascimento e infância de Rita

Rita nasce numa pequena aldeia na região de Cássia, Província da Úmbria, chamada Roccaporena, no ano 1381, filha do casal Antônio e Amata.


Os historiadores do tempo se referem à situação calamitosa daquela época; o cisma do Ocidente causa uma grande confusão no mundo de então. A Europa vê-se ameaçada pelos muçulmanos que dominam a Espanha. A Úmbria é constante palco de bandidos, ladrões e malfeitores que depredam e semeiam a confusão por toda a parte.

 

Os historiadores costumam dizer que a Úmbria é terra de bandidos e santos. Se os malfeitores são muitos, muitos também são os santos que marcaram a história da região. como a nossa Santa Rita. É em meio à agitação de todo o tipo que Rita vem ao mundo, vive, dá seu testemunho evangélico de santidade.


Os documentos mais antigos sobre Santa Rita ressaltam a simplicidade do lar em que se criou. Seus pais são analfabetos, mas na freqüência à igreja vão aprendendo as lições do evangelho. Aprendem, vivem e ensinam à menina Rita a dar os primeiros passos na vida cristã.

 

Os biógrafos da Santa põem em relevo um tipo de apostolado exercido pelos pais de Rita: são pacificadores. Semeiam a paz em meio aos bandos armados e às famílias desajustadas. Outro traço marcante deste lar é a oração. Rezam na igreja, rezam em casa, e fazem da vida uma oração.