Vitrais

vitrais agostinho

Os vitrais aqui apresentados é uma série que originalmente esteve na Capela do Mosteiro de Santo Agostinho na Cidade Kansas, no Estado do Kansas - Estados Unidos -, e que foram instalados por volta de 1938. Eles foram mais tarde - em 1990 - transferidos para a - então recentemente construída - casa e comunidade Santo Agostinho em Oxnard, na Califórnia.

Os vitrais contam alguns momentos da história de Santo Agostinho usando fatos de sua vida e lendas sobre este grande santo. Lendas não são simplesmente fruto de imaginação piedosa, mas antes elas refletem espiritualidade que ilustra a perfeição e as virtudes de quem está sendo lembrado.

para acessar a página-fonte (em inglês) dos vitrais:


Santo Agostinho, quem é ele?
Província Santo Agostinho, OAR

 

vitral vida agostinho

agost vitral 01

Santo Agostinho quando jovem estudante, vestido em roupas típicas da época, junto à sua mãe, Santa Mônica, em sua cidade natal, Tagaste (hoje Tagaste estaria situada na Argélia, norte da Áfica). Santo Agostinho nasceu em 354 e ainda jovem deixou sua casa para prosseguir nos estudos e na carreira. Sua aventuras e desventuras terminaram bem: ele encontrou o signficado de sua vida.

 

agost vitral 02

Santo Agostinho conversa com sua mãe Mônica sobre sua fé cristã (re)descoberta depois de sua conversão num jardim em Milão, Itália. Ele segura as Escrituras (a Bíblia) com a imagem de uma espada (simbolismo da conversão de São Paulo - veja Romanos 13,13). Agostinho nos conta, em suas Confissões, que ele recebeu um convite de Deus para ler e entender as Escrituras Cristãs. Ele expressa este convite mencionando um coro de vozes infantis que ele ouviu cantando (em latim) Tolle Lege, que significa "Toma e Lê". Isso aconteceu em 386.

 

agost vitral 03

Santo Agostinho de joelhos enquanto recebe o batismo cristão das mãos de Santo Ambrósio, bispo de Milão, na catedral local em 387. Enquanto Ambrósio derrama a água Sacramental na cabeça de Agostinho, o Espírito Santo, em forma de uma pomba, desce do céu trazendo aluz da fé, que é também simbolizada pela luz da vela que está na exrrema esquerda. Agostinho diz em sua Confissões que Ambrósio e sua mãe Mônica foram ambos instrumentos em sua conversão.

 

agost vitral 04

Santo Agostinho como o fundador de uma comunidade religiosa (mais tarde - em 1256 - conhecida como os Agostinianos) e vestido com o hábito religioso. Em companhia de seus irmão de caminhada, ele segura a Regra ou "Modo de Vida" da comunidade. O Santo Espírito (do lado direito de Agostinho) simboliza a divina inspiração que o conduziu a se tornar um fundador religioso. As letras O.R.S.A. representa a Ordem dos Recoletos de Santo Agostinho. Atualmente a Ordem recebe o nome de Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR).

 

agost vitral 05

Santo Agostinho sendo ordenado padre em Hipona, Norte da África, pelo então bispo da diocese, Valério, em 391. Logo acima de Agostinho estão os símbolos do sacerdócio: o cálice - usado para o vinho santo- e a estola - parte das vestimentas usadas durante a Eucaristia -. Santo Agostinho relutou para se tornar padre pois ele considerava seu primeiro chamado por Deus para a vida contemplativa, para o estudo e a fraternidade em uma comunidade religiosa. O povo de Hipona, sabendo de sua reputação de santidade e sabedoria, espontaneamente o chamou para a ordenação como padre.

 

agost vitral 06

Santo Agostinho sendo ordenado bispo para suceder Valério como líder da Igreja de Hipona, em 395. Ele logo emergeria como o bispo líder do Norte da África, reconhecido pelas suas homilias e escritos, sua dedicação ao serviço pastoral e sua liderança em promover a unidade e a verdadeira doutrina da Igreja.

 

agost vitral 07

Santo Agostinho morreu em Hipona em 354. Seus irmaõs de comunidade (os freis) estão em oração enquanto anjos seguram o coração que esteve dirigido a Deus por tanto tempo.. Os restos de santo Agostinho foram mais tarde transferidos, primeiro para a ilha da Sardenha e depois para Pávia (Itália) onde permanecem até hoje.

 

vitral lenda agostinho

agost vitral 08

Santo Agostinho e Santa Mônica se ajoelham diante da aparição da Virgem Maria segurando o menino Jesus. Ela está estendendo o cinto como símbolo de seu amor e preocupação para com os necessitados. É desta lenda que supostamente surgiu a devoção e o título agostiniano de Maria como Nossa Senhora da Consolação.

 

agost vitral 09

Santo Agostinho na praia no Norte da África preparando-se para escrever seu grande trabalho Sobre a Trindade. Ele recebe instrução e iluminação de um pequeno menino (um anjo?) que estava brincando na areia. Agostinho é visto aqui vestido como bispo usando os símbolos de seu ofícios: o báculo e a mitra. Acima e à direita de Agostinho está um triângula, imagem representando Deus na Trindade.

 

agost vitral 10

Santo Agostinho visto como o defensor da Igreja e da verdade da fé. Defensor contra as falsidades, o erro e o demoníaco.

 

agost vitral 11

Santo Agostinho em toda a sua glória como bispo, doutor (mestre/professor excelente) da Igreja e fundador religioso. Ele está cercado por santos da Igreja e membros da comunidade que ele fundou.

 

vitrai trindade agostinho

agost vitral 12

Deus Trindade (uma interpretação) na Capela de Santo Agostinho, em Oxnard, na Califórnia, Estados Unidos. Na janela circular está um triângulo representando a unidade e adiversidade no Deus Uno e Trino. O triângulo irradia luz para tocar e iluminar todas as coisas. O mão de Deus Pai pode ser vista logo acima. Vemos também o Deus Filho (representado pela Cruz), que é o coração da luz divina. Está presente também o Deus Espírito Santo, representado pela pomba, abaixo, representando a missão a ser espalhada em toda a criação.