Assembleia Anual 2017 da Província Santa Rita de Cássia

01-ap todos cap 200Assembleia Provincial 2017
Franca-SP


A Província realizou sua assembleia anual em 2017 nos dias 2 a 6 de janeiro.

Eles refletiram, principalmente, sobre A Metas na Reestruturação da Ordem através do Plano de Vida e Missão dos Agostinianos Recoletos.

 01-ap todos cap 650

Os frades participantes vieram das comunidades presentes na região sudeste do Brasil e passaram 4 dias no Seminário de Nossa Senhora Aparecida (Capelinha), em Franca, SP, onde refletiram sobre A Metas na Reestruturação da Ordem através do Plano de Vida e Missão dos Agostinianos Recoletos.


02-ap capela 650

Além das reflexões específicas da assembleia de 2017, os frades viveram o ideal de Santo Agostinho da vida em comunidade através dos momentos de oração, durante as refeições, a recreação, o tempo livre e o descanso, reuniões e trabalhos em grupo, e na Santa Missa.

Depois do jantar na segunda-feira, dia 2 de janeiro, os frades passaram por um momento de oração na capela do seminário e seguiram para a acolhida com as palavras de boas-vindas do Prior Provincial, Frei Nicolás e do Prior Local, Frei Afonso e as informações da organização da assembleia para os dias seguintes.


03-ap todos exposicao 650

          Na terça-feira, dia 3, a Liturgia das Horas (vários momentos de oração durante o dia) esteve sob a responsabilidade do secretariado de formação.

        As duas primeiras exposições do dia aconteceram no período da manhã. A primeira delas foi feita pelo Prior Provincial, Frei Nicolás, que expôs o “Projeto de Vida e Missão da Ordem (PVMO)” para o próximo sexênio (2016-2022). Ele ressaltou que o PVMO é nosso horizonte de vida, nossa identidade. A segunda exposição foi feita por frei Sérgio Peres de Paula, que falou sobre o processo de reestruturação da Ordem, cuja opção é pela configuração gradativa de anexação (que é o termo canônico para incorporação, junção). Fr. Sérgio Peres também apresentou a tabela da reestruturação jurídica da Ordem.

04-ap exposicao 650

Duas exposições foram apresentadas no período da tarde. Na primeira dela, Frei Ademir João Garcia passou aos frades os aspectos discutidos no Capítulo Geral 2016 sobre o Governo, Economia e Apostolado Missionário dentro da Ordem dos Agostinianos Recoletos, e também apresentou o manual de identidade da Ordem.  Em seguida, Frei Wesley Silva Rosa expôs as decisões do Capítulo no âmbito da formação inicial e pastoral juvenil, recordando a gradual implantação do Itinerário Vocacional Agostiniano Recoleto (IVAR) e do Itinerário Formativo Agostiniano Recoleto (IFAR).

          Frei Nicolás, frei Sérgio Peres, frei Ademir e frei Wesley foram os quatro frades da Província Santa Rita de Cássia que participaram no último Capítulo Geral da Ordem, que aconteceu em Roma em outubro de 2016.

05-ap refeitorio 650

          Frei Nicolás encerrou as exposições do dia falando sobre o carisma e espiritualidade da ordem, como será o processo de eleição do Provincial nas províncias unidas e o processo de eleição dos delegados para o próximo Capítulo Geral, que será em outubro de 2022.

          A Eucaristia foi celebrada na Igreja Matriz da Capelinha e presidida por frei Afonso de Carvalho Garcia. Depois do jantar os frades seguiram para as diversas reuniões específicas e separadas dos secretariados, da equipe de comunicação e do conselho de economia.

          Na quarta-feira, dia 4, a Liturgia das Horas foi conduzida pelo secretariado de espiritualidade.

       O dia foi dedicado aos secretariados da província, avaliação de 2016 e programação para 2017. De manhã, frei André Pereira Arruda, promotor vocacional provincial, e frei Afonso, presidente do secretariado, falaram sobre o Secretariado de Formação Inicial e Promoção Vocacional. No período da tarde, frei Mário Aparecido, presidente do Secretariado de Espiritualidade, e frei Ademildo Gomes, presidente do Secretariado de Apostolado e Juventude, fizeram a retrospectiva e os trabalhos futuros de seus respectivos apostolados.

          A Santa Missa, celebrada às 19h00 na matriz da paroquia da Capelinha, foi presidida por frei Mário Aparecido. Depois da missa, o Prior Provincial e seu Conselho realizaram sua reunião.

06-ap missa 650
Missa de Encerramento presidia por frei Nicolás

 

          A Liturgia das Horas da quinta-feira, dia 5, esteve sob a responsabilidade do Secretariado de Apostolado e Juventude.

        A Assembleia da Associação Agostiniana Recoleta de Beneficência e Educação (AARBE) começou às 9 horas. Frei Sérgio Peres apresentou o relatório econômico, que foi aprovado. Em seguida, começaram as apreciações dos orçamentos para o ano de 2017. A assembleia anual da AARBE se desenrolou durante todo o dia, e frei Nicolás a encerramento às 16 horas, com todos os trabalhos concluídos. Frei Rodolfo e frei Mason apresentaram os trabalhos de avaliação e perspectiva da equipe de comunicação da Província.

          A Eucaristia, presidida por frei Ademildo e como nas noites anteriores, foi celebrada na matriz da paróquia da Capelinha. A última atividade do dia foi a reunião do Prior Provincial frei Nicolás com todos os membros do conselho provincial, dos secretariados, do conselho de economia e da equipe de comunicação para falar sobre as subcomissões que serão formadas para os trabalhos relacionados à união das províncias Santa Rita, São José e Santo Tomás de Vilanova.

          O último dia da assembleia anual 2017 começou com a celebração da Santa Missa na capela interna do seminário e presidida pelo Prior Provincial frei Nicolás. Logo depois do café da manhã, todos se reuniram para repassar o calendário da província para 2017, rever os principais eventos programados e as últimas considerações feitas for frei Nicolás.

07-ap todos 650

          Os frades da província reuniram-se mais uma vez para o almoço de confraternização, agradecimento e despedida antes que cada uma iniciasse a viagem de volta para suas comunidades.

 

Frei Mason