O Brasão da Província

01 brasao brasaoDescrição heráldica

O brasão é encimado por uma cruz e cercado pelas insígnias episcopais e tem o seu campo ocupado pelo arco de Brasília, em cujo centro se encontra a efígie de Santa Rita; o livro e o coração em chamas se encontram no cantão superior direito e o crucifixo - no cantão superior esquerdo -, dardeja o espinho na fronte de Santa Rita; a Sagrada Correia, entrelaçada num bouquet de flores, ornamenta a parte inferior.

00 santa rita........ ........02 brasao heraldica

.............00a brasao Santa Rita Cascia 250
.....Santa Rita de Cássia,

.....monja agostiniana


Descrição simbólica

As Insígnias Episcopais

O chapéu prelatício em verde e vermelho e os dois cordões entrelaçados sustentando seis borlas nas cores verde e amarelo lembram o Fundador, Santo Agostinho, bispo de Hipona e o apostolado da Província na Prelazia de Lábrea.
03 ensignias

A cruz

Localizada logo abaixo do chapéu prelatício, em cor ouro. simboliza o devotamento e a fidelidade da Província à Santa Sé.
04 cruz

O arco de Brasília

Ele representa o Brasil, onde a Província foi criada no mesmo ano da nova Capital da República.
05 arco brasilia

A efígie de Santa Rita, o crucifixo e as rosas

A efígie de Santa Rita de Cássia está localizada no centro de brasão. O crucifixo, no canto superior esquerdo e as rosas na base do brasão. Eles são o símbolo de Santa Rita, titular da Província. Curiosidade: Santa Rita e Jesus na Cruz estão se entreolhando.

 

06 efigie cruz rosas

O livro, o coração em chamas e a correia

O livro e o coração em chamas (ambos na cor vermelha), estão localizados no lado direito, na mesma direção do crucifixo. A correia (em cor prata), está localizada junto às rosas, na base do brasão. Eles lembram a filiação da Província à Recoleção Agostiniana.

 

06 livro coracao correa

As outras cores no brasão

O campo dominante está em prata, cor que simboliza pureza, obediência, fortaleza e vigilância, virtudes nas quais os membros da Província solidificarão a santidade pessoal.

Os cantões se apresentam em ouro, figurando a confiança que a Província deposita na prosperidade e no futuro da Ordem e da Igreja.

08 brasao outras cores