Teologia

00teologadoO curso de teologia é a terceira etapa da formação inicial para os vocacionados que vivem em nossas casas de formação.


Teologia
 no sentido literal, é o estudo sobre a divindade, Deus.

Teologia é uma palavra proveniente da língua grega (theos = "divindade, Deus" + logos = "palavra") e por extensão quer dizer o "estudo, análise, consideração, questionamento sobre alguma coisa ou algo").

<= Teologado significa "Seminário Teológico", seminário para os que estudam teologia. 

<= É teológico tudo aquilo que diz respeito à teologia, que é o estudo das questões que dizem respeito a Deus.

 

teologado capela 650

Capela do Teologado Santa Mônica

 -:-

Residentes da comunidade:

Sacerdotes:
Frei Marcus Vinícius Dorrigo Leite (Mestre),
Frei Ademir João Garcia (Prior),
Frei Egisto Cansian (Pároco) 

Professos (estudantes de teologia):
frei Laércio Rodrigo da Cruz, 
frei Magno Anacleto Silva,
frei Fernando Mazer da Silva,
frei Rhuam Rodrigues de Almeida,

teologado refeitorio 650

Irmãos vivendo em comunidade: residentes e visitantes no teologado

 

teologado01 333

Jardins internos / Claustro:

ambiente para meditação e boa convivência

teologado02 333 ....... teologado03 333

Como nasceu a casa:

 

Desde a sua criação, a Província Santa Rita de Cássia teve como um dos seus objetivos prioritários a fundação de uma casa na cidade de São Paulo.

 

Entre os vários bairros oferecidos pela Cúria Metropolitana foi escolhido o bairro de Vila Hamburguesa, então desprovida de densa população e do franco progresso que hoje ostenta.

 

Na época, a falta de professores capacitados para a manutenção do curso teológico no Seminário de Franca motivou a adesão da Província à iniciativa de vários institutos religiosos de criar em São Paulo (Capital) um centro de estudos eclesiásticos superiores.

 

Começou a funcionar, então, o Instituto de Filosofia e Teologia (IFT) onde os estudantes da Província foram matriculados no ano letivo de 1965.

 

Depois de terem passado 3 anos como hóspedes em seminários de outras comunidades religiosas, a Província adquiriu uma casa no bairro Jardim Novo Mundo (zona sul de São Paulo, uns 9 quilômetros e meio distante do Teologado). Alí se instalou a comunidade formando a residência denominada Casa Santa Mônica.

 

Com o encerramento das atividades do IFT no final de 1969, os alunos foram transferidos para a Casa de São Januário, no Rio de Janeiro (Capital), matriculando-se no curso de teologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) da mesma cidade.

 

Em 1976 a Província transferiu a formação teológica para São Paulo e os freis estudantes passaram a fazer parte da comunidade da paróquia de Nossa Senhora de Lourdes na Vila Hamburguesa.

 

Iniciaram-se, logo depois, os preparativos para a construção de um prédio em frente à casa paroquial. O seminário foi inaugurado no dia 21 de abril de 1977 e recebeu o nome de Seminário Teológico Santa Mônica, mais conhecido como Teologado Santa Mônica.

 

O Seminário tem suas instalações num prédio de dois andares e dispõe de oratório interno, sala para biblioteca, sala para reuniões, sala de estar, refeitório, cozinha, lavanderia e vinte e nove quartos, entre outras dependências.

 

O dia-a-dia dos freis estudantes transcorre na freqüência às aulas do Instituto Teológico Pio XI -Salesiano -, com o estudo, a oração e o trabalho no Seminário.

 

Todos os freis da comunidade entregam-se também ao apostolado, principalmente na paróquia anexa - Nossa Senhora de Lourdes -, colaborando na catequese, na liturgia, ministrando cursos de formação para agentes de pastoral, entre tantos outros ministérios.

 

A comunidade desenvolve, com igual entusiasmo, o trabalho vocacional no seu aspecto da promoção. 

 

Teologado Santa Mônica

Rua Brentano, 438


Vila Hamburguesa - Lapa


São Paulo - SP


Cep: 05302-043


Telefone: (11) 3729-1198

01teologado

frei Rodolfo Pereira Werneck,
frei Sérgio Sambl e
frei Clebson de Souza Rodrigues
(três ex-residentes e
ordenando-se
sacerdotes
em 2014)

 

05teologado

Aos poucos se perde a vista do horizonte. Foto de 2007 tirada do terraço. O progresso pode ser medido pelo "pipocar" de novos prédios na região.

07teologado