A Província Hoje

santa rita 202Os frades Agostinianos Recoletos da Província Santa Rita de Cássia formam parte de uma Ordem Religiosa que tem como ideal uma vivência profunda da experiência de Deus, a partilha e crescimento em comunidade e o serviço à Igreja.

Os aproximadamente 50 frades (irmãos sacerdotes e irmãos não ordenados sacerdotes) provenientes de vários estados do Brasil, inspiram-se em seu Pai Espiritual (Santo Agostinho) para viver a vocação de Agostiniana Recoleto segundo os mesmos ideais do Bispo de Hipona: Santo Agostinho.

Este grande homem, depois de sua conversão, reuniu um grupo de amigos que tinham os mesmos ideais e formou uma comunidade onde tudo o que possuiam era comum a todos. Esse espírito está vivo e pusante nas comunidades da Província.

Desde sua criação a Província adquiriu um perfil muito particular: o apostolado paroquial. É aí que está sua presença mais marcante. Contudo, a Província também marca presença no campo educativo e formativo, principalmente na administração de suas Casas de Formação.

A trajetória histórica destes mais de 50 anos de existência da Província conheceu muitos altos e baixos (assim como toda a Igreja em geral). Contudo, a confiança no Senhor Jesus e o espírito de Conversão de Santo Agostinho sempre apontaram caminhos alternativos para evitar o passo lento e continuar firme nas estradas da vida, sem nunca desanimar.

brasao provincia 210Quase todos os frades da Província moram no Brasil. Um deles, frei Fabrício Mangifeste, neste ano de 2012, está morando na Colômbia, no Mosteiro Nossa Senhora da Candelária, casa da Ordem que acolhe os irmãos que fazem o noviciado, etapa da formação com duração de um ano. Outro que está fora do Brasil temporariamente é frei José Alexandre Matos: ele está estudando em Roma.

No Brasil, a Província está presente em 3 Estados da região Sudeste e é responsável por 11 Casas (comunidades), a maioria delas comunidades de frades que trabalham em paróquias.

;;;brasil regioes destaque 200 ~çççregiao sudeste presenca 200

ideal provincia hojeA Província administra duas Casas de Formação, os seminários, e colabora em uma, que é o noviciado. São elas:

Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Franca. Nesta etapa da formação inicial, os vocacionados fazem seus estudos de Filosofia durante três anos e se preparam para o ano de noviciado na Colômbia.

Monsteiro Nossa Senhora da Candelária, em Ráquira, na Colômbia. Os noviços brasileiros e colombianos partilham esse ano de formação na casa do noviciado da Província Nossa Senhora da Candelária.

Seminário Santa Mônica, em São Paulo, Capital. Depois de ter concluído o noviciado, a próxima etapa da formação é o curso superior de Teologia, com duração de 4 anos.

Depois de ter concluído os estudos fundamentais para se tornar um Agostiniano Recoleto na Província, inicia-se a etapa de trabalho mais intenso na evangelização.

O estudo, contudo, não termina aí. O trabalho, o estudo e a oração são dimensões sempre presentes na vida dos Agostinianos Recoletos.

O irmão (ordenado sacerdote ou não ordenado sacerdote) é designado, então, para viver em comunidades e trabalhar em uma dessas Casas da Província:

 

Atualmente estamos presentes nas seguintes cidades:

Estado de São Paulo:

Ribeirão Preto: Cúria Provincial / Paróquia São José

Franca - três paróquias: Nossa Senhora das Graças

                                       Nossa Senhora Aparecida - paróquia e seminário

                                       Sagrado Coração de Jesus

Igarapava: Paróquia Santa Rita de Cássia

São Paulo, Capital: Seminário Santa Mônia e Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

 

campos atuacao provincia hojeEstado do Rio de Janeiro:

Paróquia São Januário e Santo Agostinho

 

Estado do Espírito Santo: 

Vitória: Paróquia Santa Rita de Cássia.

Castelo: Paróquia Nossa Senhora da Penha.

Cachoeiro de Itapemirim: Paróquia Nossa Senhora da Consolação.

Muqui: Paróquia São João Batista.

estado rj red editado 200 estado sp edi red 200 estado es red editada 200