A história da Província Santa Rita de Cássia

brasao prov red 200A Província Santa Rita de Cássia, parte jurídica da Ordem dos Agostinianos Recoletos, foi fundada a 18 de junho de 1960 e instalada a 29 de junho do mesmo ano. 

A Província, em conformidadade com o ideal de Santo Agostinho, sempre levou em conta a tradição, o espírito da Ordem e os postulados da Igreja no Brasil para a necessária renovação e concretização de seu trabalho de evangelização segundo a proposta de Jesus Cristo nos campos específicos de apostolado paroquial, apostolado educativo e apostolado de obras sociais.

Brasão da Província Santa Rita de Cássia

 

Como a Província foi criada

No dia18 de junho de 1960, o superior geral frei Eugenio Ayape, em nome do Conselho geral da Ordem, assinou o decreto de criação da Província de Santa Rita de Cássia. Isto é, nessa data a Província foi fundada.

O decreto de criação da Província foi promulgado no dia 29 de junho do mesmo ano na Casa de Ribeirão Preto (atual Cúria Provincial) em cerimônia presidida pelo vigário provincial, o padre frei Ángel Criado. Isto é, a instalação da Província se deu nesse dia.

brasao ordem 200Depois de lido o decreto da criação, empossou no cargo de primeiro superior provincial da nova Província o padre frei Esteban Montes, assim como os membros do Conselho e o secretário provincial.

O decreto estabeleceu a Casa de Ribeirão Preto como sede da Província e elencava as casas e o patrimônio para esta Sexta circunscrição (criação) provincial da Ordem.

Depois da criação da Província Santa Rita de Cássia, outras duas Províncias foram criadas.  

Brasão da Ordem dos Agostinianos Recoletos 

 

Sexta Província da Ordem:  Santa Rita de Cássia
Sétima Província da Ordem:  N. Sra. da Consolação
Oitava Província da Ordem: Santo Ezequiel Moreno

 

provincia.................... ordem
subdivisão regional 
de uma ordem religiosa
comunidade católica caracterizada
pela emissão dos três votos solenes:
castidade - pobreza - obediência

 

aniv fundacao prov 200 aniver provincia aniv instalacao prov 200 


Trabalho Missionário em suas origens


amazonas labrea 200A Ordem dos Agostinianos Recoletos já tinha tradição missionária no Brasil 
quando a Província Santa Rita foi criada.

A responsabilidade pela Prelazia de Lábrea (interior do estado do Amazonas), ficou aos cuidados da Província Santa Rita de Cássia, encargo que ela assumiu com dedicação, carinho e zêlo apostólico durante 20 anos.

Infelizmente, com o declínio do número de sacerdotes na Igreja -e, consequentemente, do número de frades na Ordem e na Província- o serviço missionário, tão essencial à Igreja, não pôde mais ser continuado pela Província Santa Rita por um bom tempo. Durante esse período, a Província São Nicolau passou a assumir o território missional a partir de 1980.

Contudo, a Província Santa Rita de Cássia continuou dando apoio às tarefas missionárias na Prelazia. Recentemente retomamos o serviço mais direto na missões. Primeiramente com a presença de frei Wesley durante um ano em Lábrea. Em 2012 frei Gustavo marca presença trabalhando como missionário na Prelazia de Lábrea.