5 de maio: Beato Vicente Soler e Companheiros

soler00a

soler01

Entre 25 de julho 
e 15 de agosto 
de 1936, sete freis da 
Ordem dos Agostinianos 
Recoletos 
sacrificaram suas vidas 
por Cristo 
nas ruas de Motril
durante a Guerra Civil Espanhola.

soler02
Motril 
é um município
litorâneo, 
localizado na
Província
de Granada,
(sul da Espanha)

.
Junto com os freis Agostinianos Recoletos, um sacerdote diocesano foi martirizado.

 

linha 650

.

 

soler00b

.

.

.

O beato Vicente Soler e seus seis companheiros:

 

  • DeograciasPalacios
  • León Inchausti
  • José Rada
  • Julián Moreno
  • Vicente Pinilla
  • José Ricardo Diez

 

professaram na Ordem dos Agostinianos Recoletos e pertenciam à comunidade de Motril da Província de Granada. Eles viveram a entrega a Deus no espírito agostiniano servindo a Deus em vários trabalho apostólicos.

 

Dos 7 freis Agostinianos Recoletos, 6 deles já haviam se dedicado por longos anos ao serviço em território de missões nas Ilhas Filipinas, no Brasil, na Argentina e na Venezuela.

 

O sétimo, frei José Ricardo Diez, era um irmão não sacerdote de 27 anos que havia ingressado na Ordem dois anos antes.

 

Quando os 6 freis missionários regrassaram à Espanha, prosseguiram com seu trabalho na comunidade de Motril. Frei DeograciasPalacios era o prior da comunidade.

 

A Guerra Civil já estava em andamento e eles não se intimidaram em permanecer na Espanha.

 

Quando a perseguição à Igreja ficou mais intensa, alguns deles se viram obrigados a refugiarem-se em diversos lugares. Mas acabaram sendo descobertos e levados à prisão.

 

O irmão não sacerdote frei José Ricardo Diez, juntamente com seu prior - o padre frei DeograciasPalacios - e outros três irmãos sacerdotes -frei León Inchausti, frei José Rada e frei Julián Moreno - foram mortos numa "chuva de balas" perto do santuário de Nossa Senhora, Padroeira da cidade de Motril.

 

O frei Vicente Pinilla foi assissinado a tiros em frente à Igreja do Divino Pastor onde ele havia buscado refúgio na noite anterior.

 

Quem o havia acolhido foi seu pastor, o padre diocesano Manuel Martin Sierra, que também foi assassinado.

 

O frei e mártir Vicente Soler, que havia sido provincial e geral da Ordem dos Agostinianos Recoletos, também foi morto a tiros juntamente com 18 outros prisioneiros na manhã do dia 15 de agosto de 1936.

 

Todos eles - fuzilados entre julho e agosto de 1936 - se distingüiram por um fervoroso amor à Virgem Maria e por um ardente zelo no anúncio do reino de Deus.

 

O Papa João Paulo II os declarou beatos no dia 7 de março de 1999.

 

.

. . .

 

R e f l e x ã o

 

Leitura Bíblica (I)Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação? Angústia? Perseguição? Fome? Nudez? Perigo? Espada? Mas, em tudo isso, somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou! Tenho a certeza que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os poderes celestiais, nem o presente nem o futuro, nem as forças cósmicas, nem a altura, nem a profundeza, nem outra criatura qualquer será capaz de nos separar do amor de Deus por nós, manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Rm8,35.37-39)

 .

.

Leitura Bíblica (II)Porque guardaste a minha ordem de perseverar, também eu te vou guardar da hora da provação, que está para vir sobre o universo, para pôr à prova os habitantes da terra. Eu venho logo! Guarda bem o que recebeste, para que ninguém roube a tua coroa. Do vencedor vou fazer uma coluna no templo do meu Deus, e daí não sairá. Nela gravarei o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, de junto do meu Deus. E gravarei nela também o meu novo nome. (Ap 3, 10-12)

 

. . .

 

Oração: Deus todo-poderoso, que destes aos beatos Vicente Soler e Companheiros a graça de sofrer pelo Cristo, ajudai também a nossa fraqueza, para que possamos viver firmes em nossa fé, como eles não hesitaram em morrer por vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

 

. . .

.....

 soler03

.

A Igreja Católica
foi uma das 
muitas vítimas
da Guerra Civil 
Espanhola.


Muitos foram
assassinados:

  • 13 bispos
  • 4.184 sacerdotes
  • 2.365 religiosos
  • 263 monjas
  • inúmeros fiéis

e muito 
foi destruído:

  • 20.000 igrejas, entre elas 
    várias catedrais
  •  
  • o patrimônio 

que fazia 
parte delas

.

soler04

.

soler05

.

A vitória do general
Francisco Franco
significou uma
ditadura que
durou até 1975.

.

soler06

.

soler07

 

 linha 650