5 dicas na hora de escolher um filme para ver em família

filme 200Espiritualidade e Vida Prática
Educação


Assistir um filme é uma oportunidade maravilhosa de compartilhar bons momentos, comunicar-se e aprender juntos. Porém, não pode ser qualquer filme.


Assistir a um filme na sala de casa com a família inteira é uma oportunidade única, não só para que pais e filhos tenham um momento de lazer, mas também para compartilhar a vida, comunicar-se, aprender.
 
Ana Herrero, psicóloga do colégio Brains, afirma que, "assim, podem passar tempo com os filhos com uma atividade divertida, para que compreendam certos valores ou situações sociais que normalmente chegam por este meio, acompanhadas pelas explicações dos pais. Trata-se de dar uma educação complementarmediante outro tipo de material, como no caso do audiovisual, de maneira amena e diferente".
 
Os filmes atraem de maneira especial os filhos. Os pais podem aproveitar esta vantagem para oferecer conteúdos e valores de maneira diversificada.
 
"Também podemos aproveitar os filmes para desenvolver outros idiomas. Assistir a animações que as crianças já conhecem facilita a aprendizagem de outras línguas. Além disso, ver um filme com legendas é uma ferramenta útil também para incentivar a leitura. Não podemos esquecer que o cérebro das crianças é uma autêntica esponja, e precisamos aproveitar todas as oportunidades que este meio nos oferece para poder criar hábitos, desenvolver conhecimentos e valores", explica a psicóloga.
 
Por outro lado, Ana Herrero comenta que "estes momentos de filme em família também servem para criar uma atmosfera de confiança e união familiar, já que os filhos, ao ver-se em uma situação agradável e divertida, podem aproveitar para conversar com seus pais, comentar algum problema etc.".
 
As crianças podem identificar com algum aspecto ou personagem do filme e, assim, receber uma nova informação sobre o mundo que as cerca, desejando aprender sobre isso. Os pais podem aproveitar este momento para conversar com os filhos sobre suas inquietudes, já que estarão mais receptivos.
 
5 dicas na hora de escolher um filme
 
1. Informar-se antes de escolher o filme que queremos ver com nossos filhos: verificar os comentários realizados pelo público, ler a sinopse do filme e, sobretudo, garantir que a temática seja adequada, que os valores que pretendem transmitir coincidam com os nossos. O filme precisa ser adequado para a sua idade e personalidade.
 
2. Escolher um filme que seja divertido para os filhos, pois do contrário podem perder o interesse rapidamente.
 
3. Escolher o momento adequado do dia. Precisamos tentar que os filhos, antes de ver o filme, tenham terminado suas tarefas escolares e possam relaxar nesse momento de lazer que virá.
 
4. Não precisamos buscar necessariamente conteúdos morais ou pedagógicos na proposta todas as vezes. Às vezes, um filme simplesmente divertido libera as tensões e promove um ambiente comunicativo aberto e honesto.
 
5. O filme não deve ter valor como forma de diversão somente, mas também como proposta educativa. Depois da atividade, vale a pena dedicar um tempo a sentar-se com os filhos e ouvir sua percepção e suas conclusões sobre o que viram.
 
Os pais precisam fazer os filhos compreenderem as situações que, devido à sua idade, eles desconhecem ou não entendem completamente, ressaltando os comportamentos mais adequados.

Fonte: Site Aleteia