18 de maio: Beato Guilherme de Tolosa

tolosa00a

tolosa01 ...

A melhor definição para sua vida é afirmar que ele era um homem de oração intensa e ação exemplar.

 

Tanto em casa como quando estava em viagem, o frei e beato agostiniano Guilherme dedicava-se totalmente a Deus através da oração e do serviço ao próximo. 

 

Sua espiritualidade foi marcada pela simplicidade de vida, mortificação e oração assídua.

...

tolosa02

Tolosa é a forma
aportuguesada
para 
Toulouse,
uma cidade
no sul da França.
Nos dias atuais
é a quarta maior
cidade da França

 

linha 650

tolosa00b

 

O sacerdote frei Guilherme de Tolosa nasceu em torno de 1297 em Tolosa, na França. Ele entrou bem jovem para a Ordem Agostiniana: contava com 19 anos quando ingressou na comunidade.

 

Na época em que entrou para a Ordem, esta estava começando a se expandir rapidamente na França, principalmente com o incentivo do arcebispo agostiniano de Bourges, Giles de Roma.

 

Pouco antes do beato Guilherme ingressar na comunidade, uma nova província foi criada na França e ele se afiliou à essa nova província.

 

Toulouse era o lugar da Casa Geral de estudos da Ordem Agostiniana na França e é provável que o futuro beato recebeu sua formação teológica nesta cidade.

 

Posteriormente ele foi enviado à Paris para estudar mais e, uma vez terminada suas responsabilidades acadêmicas como estudante, retornou à sua cidade natal onde ele se dedicou à oração e ao ministério pastoral. Ele passou a maior parte de sua vida em Toulouse.

 

De gestos gentis, o frei Guilherme de Tolosa, sendo um amante da pobreza, viveu austeramente e dedicou-se de forma específica aos pobres e por eles tinha um cuidado todo especial. Sua vida foi também de grande mortificação, entregando-se à ela sem tréguas.

 

Talentoso e efetivo pregador, atraiu muitos jovens para a vida religiosa com o poder de suas palavras e ganhou para Cristo um grande número de fiéis, tanto homens como mulheres.

 

Orar, contemplar, falar de Deus e com Deus eram suas atividades preferidas. Ele aceitou com entusiamo contagiante o convite do evangelho para orar sempre.

 

O beato Guilherme também foi um ardente promotor da devoção à Maria sob o título de Nossa Senhora das Dores, a Virgem Dolorosa. A Igreja e o mosteiro - recentemente construídos - dos freis agostinianos em Toulouse foi o ponto focal da devoção mariana. Além disso, frei Guilherme foi também um grande promotor da devoção das almas do purgatório.

 

O beato morreu em Tolosa no dia 18 de maio de 1369 com 72 anos. Ele foi enterrado no cemitério do mosteiro onde morava.

 

Tantos favores foram recebidos pelos fiéis através de sua intercessão que seu corpo foi mais tarde exumado e enterrado dentro da igreja.

 

O mosteiro de Toulouse foi suprimido durante a Revolução Francesa - como foram todos os mosteiros na França, na época - mas a devoção ao frei Guilherme de Tolosa continuou sem problemas depois que a normalidade voltou ao país.

 

. . .

Na Revolução Francesa (1787-1799) - como em qualquer revolução - muito abusos foram cometidos contra muitas pessoas. No tocanto à Igreja, a Assembléia nacionalizou as terras da Igreja para pagar o déficit público, reorganizou a Igreja segundo seus interesses e muitos de seus membros foram massacrados.

. . .

De todos os escritos do beato, somente uma obra se salvou. Infelizmente, nenhum de seus sermões, que causaram profunda impressão em seus contemporâneos, sobreviveu.

Leão XII confirmou seu culto em 1893.

.

..........

tolosa03

Localização
das cidades de
Paris, Bourges e
Toulouse,
todas na França

.

.

tolosa04

 

Quando 
lemos
a Bíblia, 
Deus
fala 
conosco.

 

Quando 
oramos,
falamos 
com Deus

 

.

.

tolosa05

.

.

tolosa06

..

 linha 650
tolosa00c tolosa00d


Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: Este é o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.

(Carta aos Romanos 12, 1-2)

..........


Ó Deus, que chamastes Guilherme para o ministério da pregação do Evangelho e lhe destes o dom da oração e da caridade; concedei-nos ser fiéis à oração e ao amor para vivermos a mensagem evangélica em plenitude.

Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Amén.

linha 650