Encontro do Prior Geral e seu Conselho com os Priores Provinciais da Ordem

geral prov00 200Ordem dos Agostinianos Recoletos

Monachil, Granada, Espanha

 

O Encontro do Prior Geral e seu Conselho com os Priores Provinciais da Ordem foi realizado na Casa de formação Nossa Senhora do Bom Conselho em Monachil, Granada, Espanha, de 28 de novembro a 1 de dezembro de 2017.

 

 O objetivo do encontro foi duplo: avançar no processo de revitalização e reestruturação da Ordem e apresentar os trabalhos realizados pelos Secretariados gerais neste primeiro ano após o 55° Capítulo, assim como as propostas de trabalho para os próximos anos; tudo isto visando propiciar a comunhão dentro da Ordem.   

 

geral prov01 650

 

A abertura do encontro foi feita pelo Prior Geral e os trabalhos se desenvolveram progressivamente. Em primeiro lugar foram apresentados os informes com as informações das reuniões de cada uma das comissões para a união das províncias, na seguinte sequência: O Prior provincial da província São Nicolau de Tolentino com a colaboração da exposição do Prior provincial da província Santo Agostinho; o Prior provincial da Província Nossa Senhora da Candelária com a colaboração da exposição o Prior provincial da província Nossa Senhora da Consolação; o Prior provincial da província Santo Tomás de Vilanova com a colaboração das exposições dos priores provinciais da Província São José e da província Santa Rita de Cássia. Também foram apresentadas as informações do prior provincial da Província Santo Ezequiel Moreno a respeito das perspectivas para abrirem ministérios em outros países da Ásia, conforme lhes era recomendado no Projeto de Vida e Missão da Ordem.  Pelas diferentes exposições podemos apreciar que os processos de unificação estão caminhando dentro da normalidade, sem grandes dificuldades. Um pequeno exemplo disso é o fato de que as províncias da Candelária e da Consolação tenham adiantado a realização do próximo capítulo, quando será feita a unificação, para o mês de julho, sendo que inicialmente estava previsto para novembro. 

 

O segundo assunto, que nos ocupou o maior tempo da reunião, foi o relatório das atividades realizadas durante este primer ano do sexênio pelos diferentes secretariados gerais da Ordem. Um a um tomaram a palavras os presidentes dos secretariados gerais dando conta das tarefas que foram realizadas em 2017 e os projetos para os próximos anos.

 

Brevemente destacamos alguns pontos. O presidente do Secretariado geral de Espiritualidade e Formação destacou o Itinerário Formativo Agostiniano Recoleto (IFAR). O presidente do Secretariado geral de Apostolado apresentou e explanou o referente ao tríptico com as “prioridades pastorais” para nossas paróquias e ministérios; dentro do apostolado também foi dedicado um bom tempo para falar do apostolado em nossos centros educativos, e a necessidade de implementar uma pastoral com rosto agostiniano nestes centros.  O presidente do Secretariado geral de Vocações e Juventude destacou sobretudo a importância do Itinerário Vocacional Agostiniano Recoleto (IVAR), a necessidade de conhece-lo melhor e implementá-lo; no que se refere às Juventudes Agostiniano Recoletas (JAR) nos foi apresentado um levantamento de sua presença nas casas da Ordem, ao mesmo tempo que se falou sobre a necessidade de conhecer o itinerário e seguir com fidelidade as diferentes etapas; também falamos sobre a pre-jornada dos jovens JAR para 2018.  O presidente da Comissão de comunicações e publicações insistiu sobretudo na necessidade de trabalharmos em rede e de seguir com fidelidade o manual de identidade OAR.  No que se refere ao apostolado social, o presidente da comissão, ajudado por um dos colaboradores, apresentou a rede solidária internacional Agostiniano Recoleta ARCORES. Finalmente, também o presidente da comissão geral de economia nos apresentou a situação econômica da Cúria Geral e falou dos cuidados que devemos ter com a questão econômica e patrimonial na Ordem.  

 

geral prov02 650

 

 

O encontro concluiu na sexta-feira dia 01 de dezembro quando, na parte da tarde, foi instituída oficialmente a rede solidaria internacional agostiniano recoleta ARCORES. O ato foi realizado no salão do colégio Santo Tomas de Vilanova, posteriormente celebramos a solene eucaristia presidida pelo prior geral da Ordem frei Miguel Miró, encerrando com um pequeno lanche. Em todos estes momentos se fizeram presentes, além dos religiosos participantes do encontro, numerosos religiosos que vivem em Granada e sus proximidades, as MAR, membros das Fraternidades Agostiniano Recoletas e das Juventudes agostiniano recoletas.

 

 

Frei Mason e frei Nicolás 

Então, as propostas foram entregues até o dia 20 de novembro para que o secretário geral da Ordem pudesse organizar a tempo todo o material para o encontro que se encerrou