Início do Curso de Férias 2018 e da Convivência para os Novos Seminaristas na Capelinha

curso conv2018 200Província Santa Rita de Cássia
Formação Inicial

 

O Curso de Férias promove a convivência dos formandos de Franca (Semináiro de Filosofia da Capelinha) e São Paulo (Seminário de Teologia Teologado Santa Mônica), propicia o estudo intensivo de temas próprios da Ordem e o trabalho manual.

 

A Convivência para os novos seminaristas objetiva integrar os vocacionados recém-chegados no que é mais precioso para o ideal de Santo Agostinho: a convivência na fraternidade entre os irmãos.

 

curso conv2018 650

 

300x10

300x10

 

Curso de Férias 2018

 

O Secretariado de Formação promove o curso de férias que tem três objetivos principais: 

1-  a convivência dos formandos de Franca e São Paulo;

2- o estudo intensivo de temas previstos no programa de estudos próprios da Ordem; e

3- o trabalho manual.

 

Em 2018 o curso é realizado de 05 a 16 de fevereiro e participarão todos os formandos veteranos de Franca (filosofia) e São Paulo (teologia) nas dependências do seminário Nossa Senhora Aparecida (Capelinha) e IAF (Instituto Agostiniano de Filosofia).

 

São dois os temas de estudo para 2018: 

1-  Administração de Tempo, com Clayton Meneguetty; e 

2- Liturgia, com frei José María Naranjo Venegas.

 

Os exercícios espirituais serão realizados entre os dias 11 e 13 de fevereiro e a formação agostiniana será administrada na segunda semana. O período da tarde é destinado ao trabalho manual em geral e em alguns dias, esporte.

 

À noite haverá momentos para leitura pessoal, filmes e recreação. Os horários de oração e liturgia seguirão os da comunidade. 

...

Convivência 2018

 

 

A etapa da formação inicial de 19 jovens vocacionados à vida agostiniana recoleta foi precedida pela semana de convivência e formação própria no Seminário da Capelinha, iniciada no dia 05 de janeiro no Seminário Nossa Senhora Aparecida, Capelinha, em Franca, SP.

 

Em 2018, são 19 os jovens vocacionados, provenientes de diversos lugares do Brasil, que começam a etapa da formação inicial. Já os vocacionados que continuam a etapa da formação inicial são 18.

 

Ao todo, 37 jovens vocacionados das Províncias Santa Rita de Cássia, Santo Tomás de Vilanova e São Nicolau de Tolentino fazem o curso de três anos de filosofia no Instituto Agostiniano de Filosofia (IAF) e residem na Capelinha. 

 

 

Os vocacionados também participarão dos exercícios espirituais, estão inseridos na dinâmica do trabalho manual e/ou nos momentos de esporte, na leitura pessoal, filmes e recreação. 

 

 

A Capelinha, como é carinhosamente conhecida, é um complexo que engloba as seguintes realidades: Seminário e Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Instituto Agostiniano de Filosofia (IAF) e Revista Mensageiro de Santa Rita. 

 

Colaboração: Frei Afonso
Edição: Frei Mason