Curso de Renovação para a América 2018

renov2018b 200Buenos Aires
Argentina

 

O Curso de Renovação para a América em 2018 foi realizado nos arredores Buenos Aires, Argentina, em um lugar propício para este tipo de encontro.


Vinte (20) religiosos agostinianos recoletos de diversos países e províncias da Ordem dos Agostinianos Recoletos participam do curso que 
começou no dia 14 de janeiro e terminou no dia 10 de fevereiro. Realizado na Argentina, 20 religiosos de diversos países e províncias da Ordem participam do curso.

 

O “Curso de Renovação” é um dos principais momentos da formação permanente do religioso. O Secretariado Geral de Formação organiza o curso por continentes (América, Europa e Ásia) para facilitar a participação dos membros da Ordem, presentes pelo mundo todo. 

 

O objetivo deste encontro formativo especial de um mês de duração é fazer com que os religiosos “examinem o estado de seu espírito e de sua formação; revisem e renovem a consagração religiosa e sacerdotal, assim como seu espírito apostólico; e adquiram um conhecimento mais profundo da Ordem”.

 

curso 200 longoExercícios agostinianos 


A novidade dos últimos anos está na metodologia empregada. No Curso de Renovação para a Europa de 2013, realizado em Roma, se inaugurou o novo modo de exercícios que agora em 2018 se usa em toda a Ordem.

 

Amparados pela experiência de santo Agostinho e submetidos a um regime de silêncio e recolhimento, os participantes aproveitam melhor este tempo de formação e graça.

 

Quem prepara e orienta para os exercícios é frei Enrique Eguiarte, redator das orientações e principal responsável pela difusão do método.

 

Dois frades da Província Santa Rita de Cássia (Brasil) participam do curso: frei Marcus Vinícius Dorrigo Leite (de São Paulo, SP) e frei Wagno Broedel Palma (de Igarapava, SP). 

 

 renov2018 650

 

O que é um curso de renovação e a razão em participar 

 

curso00 200O Curso de Renovação é um mês de retiro e vida em comunidade com outros frades recoletos e tem por objetivo aprofundar a vocação nos fundamentos da pessoa. 

 

Vinte agostinianos recoletos participaram durante um mês do curso de renovação em Buenos Aires, Argentina. De 14 de janeiro a 10 de fevereiro os frades deixaram de lado suas ocupações cotidianas para refletir sobre a vida e a vocação. 


Os vinte religiosos são provenientes de oito nações distintas: Espanha, México, Brasil, Venezuela, Costa Rica, Colômbia, República Dominicana e Argentina. O curso de renovação é organizado uma vez por ano pelo Secretariado Geral de Formação e Espiritualidade. Cada frade deve participar de um curso de renovação ao menos uma vez a cada dez anos. 

 

O secretário geral de Formação e Espiritualidade, frei Jovier Monroy, acompanhou o curso e os frades em Buenos Aires e explica a finalidade e o objetivo deste mês de formação. O curso de renovação é uma experiência especial no qual os religiosos, inseridos na dinâmica da formação contínua durante um mês, deixando de lado seus afazeres cotidianos para olhar o núcleo fundamental da pessoa e sua vocação, tem a oportunidade de voltar às fontes do chamado feito por Deus, renovando a pessoa e sua espiritualidade.

 

Voltando às origens da vocação de cada pessoa, aprofundando o fundamento e o centro de cada um e desenvolvendo sua vocação como frade agostiniano recoleto, a formação contínua durante o mês do curso de renovação está orientada a renovar o carisma em cada participante. 

 

No curso de renovação se organizam diversas dimensões de atividades para que a pessoa revisite esse núcleo fundamental, o centro e o fundamento de sua própria vida. O mês conta com uma semana de exercícios espirituais, outra semana dedicada ao tema da juventude, a vocação e o discernimento. A terceira semana é dedicada à vida espiritual e a última semana é sobre a vida comunitária. O curso proporciona, em toda a sal duração, aprofundar a vida comunitária e se criar relações com agostinianos recoletos de outros países e lugares. 

 

A maioria dos religiosos que fazem do curso de renovação na Argentina estão no primeiro ou no segundo curso de suas vidas. O curso atingiu sua finalidade de renovar o compromisso da vocação e voltar ao centro da própria pessoa.

 

curso 500

 

Frei Mason