Concluídas as Visitas de Renovação do Prior Provincial no Estado do Espírito Santo

vitoria 200Província Santa Rita de Cássia
Visita de Renovação do Prior Provincial



Frei Nicolás (Nicolau) Pérez-Aradros Rubio, prior provincial, iniciou a visita a todas as comunidades da província pela comunidade da Cúria Provincial e Paróquia São José, em Ribeirão Preto-SP. A seguir, ele visitou a comunidade São Januário e Santo Agostinho no Rio de Janeiro, RJ. A partir do dia 22 ele iniciou a visita às Comunidades do Estado do Espírito Santo, iniciando pela paróquia de Nossa Senhora da Consolação (Cachoeiro de Itapemirim), passando pela comunidade da paróquia São João Batista (Muqui), depois a paróquia Nossa Senhora da Penha (Castelo) e concluindo com a comunidade da paróquia Santa Rita de Cássia (Vitória). As demais comunidades do Estado de São Paulo serão visitadas ainda no primeiro semestre de 2018. 

vr saojose 650
Comunidade da Cúria Provincial e Paróquia São José (da esquerda para a direita:)

Frei Celso, frei André, frei Sérgio Peres, frei Nicolás (Nicolau), frei Leopoldo e frei Mason

 

vr saojanuario 650

 Comunidade da Paróquia São Januário e Santo Agostinho (da esquerda para a direita:) 

Frei Sidney, frei Helton, frei Pedro Olavo, o provincial frei Nicolás (Nicolau) e frei Edielson

 

vr consolacao 650

 Comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Consolação (da esquerda para a direita:) 

Frei Gustavo, frei Enéas, o provincial frei Nicolás (Nicolau), frei Silvestre e frei João Constantino

 

muqui 650

 

Comunidade da Paróquia São João Batista (da esquerda para a direita:) 

 

Frei Jonas, frei Egisto, o provincial frei Nicolás (Nicolau) e frei Domingos Sérgio

 

 

castelo 650

 

Comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Penha (da esquerda para a direita:) 

 

Frei João Flores, frei Ademildo, o provincial frei Nicolás (Nicolau) e frei Mário Aparecido

(frei Fábio Nôcal, que não aparece na foto, também é membro da comunidade)

 

 

vitoria 650

 

Comunidade da Paróquia Santa Rita de Cássia em Vitória-ES (da esquerda para a direita:) 

 

Frei Sérgio Sambl, frei Agostinho, frei Cassiano e o provincial frei Nicolás (Nicolau)

 

A visita de renovação do prior provincial, de acordo com nossas Constituições, tem como finalidade principal conhecer o estado da comunidade, o que se dá através da confirmação de que os irmãos vivem plenamente a vida religiosa, a caridade e união entre eles, e corrigir os possíveis abusos. A visita há de procurar, com todo empenho, conseguir estes objetivos e deixar, depois da visita, o bem da paz.


Uma das responsabilidades do prior provincial é fazer uma visita oficial e pessoalmente a todas as comunidades da toda a província, uma vez durante seu mandato. A Província Santa Rita de Cássia é composta de 10 comunidades, todas localizadas na região sudeste do Brasil, com 1 comunidade na Capital Rio de Janeiro, 4 no Estado do Espírito Santo (Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Muqui) e 5 no Estado de São Paulo (Capital São Paulo, Ribierão Preto, Igarapava e 2 em Franca).

Na visita, o prior provincial reúne-se com os frades da comunidade e também, conforme as circunstâncias dos lugares e pessoas, com os leigos e leigas dos diferentes grupos dedicados aos diversos apostolados na paróquia encomendada àquela comunidade religiosa. A finalidade destes encontros é dialogar sobre a vida da comunidade religiosa e sobre sua missão evangelizadora. Trata-se de um diálogo fraterno para motivar os frades a uma melhor vivência como consagrados agostinianos recoletos e incentivá-los também na ação evangelizadora a partir do nosso carisma. A conversa com os leigos e leigas de nossas paróquias objetiva dar a conhecer melhor nosso carisma e animá-los na sua missão dentro da comunidade paroquial.

 

visita2018 650

 

Além da conversa com a comunidade local dos frades, o provincial também dialoga pessoalmente com os religiosos, na medida do possível; é um modo de ouvir cada religioso e escutar suas aspirações, inquietações... e motivá-lo para continuar firme na sua vocação e consagração.

Na visita de renovação o provincial revisa o Projeto de Vida e Missão que cada comunidade local deve avaliar e reeditar a cada ano. Com efeito, dentro do processo de revitalização de nossa Ordem, o Projeto de Vida e Missão é um instrumento que ajuda a viver com maior intensidade o carisma agostiniano recoleto e leva a transmitir este carisma aos leigos e leigas que partilham de nossa tarefa evangelizadora nas paróquias.

 

brasao 200Além do lado espiritual, o provincial deve também zelar para que em nossas comunidades tenhamos o maior cuidado com os bens materiais. Por isso, durante sua permanência em cada comunidade, o provincial visita a igreja, o oratório, a sacristia e outras repartições da casa e da paróquia.

Examina, além disto, o arquivo da casa, os livros oficiais e, em se tratando das paróquias, também os livros da mesma. Terminada a visita, o provincial redige um relatório que apresentará ao conselho provincial dando conta da situação de cada comunidade religiosa.

Resumindo, a visita oficial do prior provincial aos religiosos da província tem por finalidade primordial intensificar o ideal de Santo Agostinho: “Viver em comunidade tendo uma só alma e um só coração dirigidos para Deus”.

 

Frei Nicolás e frei Mason