Retiro Regional da JAR

retiro jar tema 200Província Santa Rita de Cássia
Retiro JAR

 

O sítio Morro Branco em Vargem Alta, Estado do Espírito Santo, acolheu cerca de 70 jovens de várias comunidades recoletas da província Santa Rita de Cássia e participantes de nossas paróquias para o retiro da JAR, realizado de 7 a 9 de setembro de 2018, com o tema "De Dentro Pra Fora - por uma vida que vale a pena". Frei Ademildo Gomes, Frei Fábio Freire Nôcal, Frei Mário Aparecido, Frei Gustavo Barbiero Mello e Frei Sidney Pereira também participaram.

retiro jar tema 650

Os aproximadamente 70 jovens são procedentes das seguintes paróquias: Paróquia Nossa Senhora da Penha (Castelo, ES), Paróquia Nossa Senhora da Consolação (Cachoeiro de Itapemirim, ES) e Paróquia São Januário e Santo Agostinho (Rio de Janeiro, PJ).

jar symbol 650

jar mary 650 

Os jovens viveram momentos de muita alegria, fraternidade, espiritualidade e aprofundamento no carisma agostiniano. Estiveram unidos em oração para que a chama que Santo Agostinho acendeu no coração deles, através de Jesus Cristo, nunca se apague e permaneça sempre acesa para atrair mais jovens ao carisma.

Logo depois da chegada dos participantes, abertura do retiro contou com as orientações sobre o próprio retiro e as regras de utilização do sitio.

Os momentos de refeição (café da manhã, almoço, jantar e os vários momentos de lanchinho durante o dia) proporcionaram oportunidades de descontração, união, partilha e fraternidade. Com a oração em vários momentos do dia, a animação sempre presente, as dinâmicas de integração e aprendizado, as atividades livres no sítio, as palestras e as partilhas, tudo transcorreu num clima de verdadeiros corações unidos e direcionados para Deus. O lual na sexta-feira às 20h30, o sarau agostiniano e a gincana no sábado à noite aprofundaram a ótima experiência que todos estavam vivendo.

jar fire 650

jar night 650 

Os momentos de formação reforçaram o aprendizado e a experiência de vida: frei Gustavo pregou sobre o significado dos momentos de “deserto” e proporcionou uma vivência pessoal de “deserto”, frei Mário falou sobre os exercícios espirituais agostinianos, os leigos José Augusto e Rita palestraram sobre o tema “Conheça-te, aceita-te e supera-te”, Isabella conduziu o momento mariano (oração), a palestra de frei Fábio e o momento de adoração, a mesa redonda sobre as realidades das JAR e a explicação do que que realmente é ser um Jovem Agostiniano Recoleto.

Frei Ademildo presidiu a missa no domingo de manhã, antes do almoço todos cantaram o Hino da JAR e logo depois do almoço de confraternização, todos iniciaram a volta para suas casas.

jar all 650


Frei Mason