2018: o ano da união para os Agostinianos Recoletos chega em sua última etapa

2018 36cap 200Ordem dos Agostinianos Recoletos
36º Capítulo Provincial da Santo Tomás de Vilanova

 

Os passos efetivos do processo de reestruturação e revitalização da Ordem em 2018 culmina com a união de três províncias na realização do 36º Capítulo Provincial da Província Santo Tomás de Vilanova cujo início é dia 10 de outubro, dia do padroeiro da província.

Durante o ano de 2018 aconteceram vários capítulos provinciais que proporcionaram a união de várias províncias concretizando passo a passo a reestruturação e revitalização da Ordem. Os religiosos recoletos, representados pelo prior geral e os priores provinciais, com a colaboração de toda a família agostiniana recoleta, concretizam efetivamente dia a dia os passos do processo de união das províncias, da reestruturando e revitalizando a Ordem.

Com a nova estrutura da Ordem dos Agostinianos Recoletos concretizada na celebração dos capítulos provinciais durante o ano de 2018, a Ordem passará a conta com quatro províncias. Para todos, a palavra de ordem é serem criadores de comunhão.

 

2018 ano da uniao 650 palavras

unidade na diversidade

 

A união das províncias é um momento histórico na Ordem dos Agostinianos Recoletos e 2018 é o ano efetivo da reestruturação, que visa ter uma organização mais fortalecida, dentro da revitalização constante pela qual Deus nos convida a viver. 

Em maio aconteceu o capítulo Provincial em Marcilla (Navarra, Espanha) que uniu as províncias São Nicolau de Tolentino e Santo Agostinho em uma, mantendo o nome São Nicolau de Tolentino;.

Em julho aconteceu o capítulo provincial no Desierto de la Candelaria (Ráquira, Boyacá, Colômbia) e uniu as províncias Nossa Senhora da Consolação e Nossa Senhora da Candelária, mantendo o nome Nossa Senhora da Candelária.

Estamos a poucos dias do início do 36º Capítulo Provincial da Província Santo Tomás de Vilanova, com início em 10 de outubro, dia do padroeiro da província. O capítulo acontecerá em Monachil (Granada, Espanha) e unirá as províncias Santo Tomás de Vilanova, São José e Santa Rita de Cássia, e manterá o nome Santo Tomás de Vilanova.

O trabalho dos religiosos que participam do 36º Capítulo Provincial é elaborar o caminho que deve percorrer a província depois da união. Com uma nova estrutura, com mais frades e ministérios, todos os agostinianos no capítulo elaborarão, durante as próximas semanas, no novo Projeto de Vida e Missão da província.

Para isso, durante os próximos dias, o capítulo provincial trabalhará com as comissões, grupos de religiosos que analisarão, por assuntos, o trabalho realizado nas três províncias até o momento e estabelecerão as prioridades em cada âmbito para o serviço que deverão realizar nos próximos anos.

A família recoleta, inserida no processo que a Ordem atravessa, vivencia o que o Papa Francisco disse na Laudato Si: para novos caminhos são necessários objetivos claros e novas motivações”. No que diz respeito aos desafios e dificuldades, o prior geral, os priores provinciais e todos os demais religiosos Agostinianos Recoletos concordam que o processo todo é uma benção de Deus.

 

2018 ano da uniao 650 palavras

unidade na diversidade

 

Frei Mason