A vocação Agostiniana Recoleta

01 past voc 200Promoção Vocacional
Serviço de Animação Vocacional

 

Em que consiste a vocação?

 

Cada vocação é um chamado interno. A vocação à Ordem dos Agostinianos Recoletos é um chamado pessoal de Deus a fazer parte desta família para seguir a Jesus Cristo na vida religiosa comunitária.

 

Um agostiniano recoleto é um homem que, para amar a Deus e ao próximo, professa os votos de castidade, pobreza e obediência, vive em comunidade de irmãos segundo o carisma de santo Agostinho e o espírito da Ordem e serve à Igreja em paróquias, missões, colégios e casas de formação.

VOCAÇÃO AGOSTINIANO-RECOLETA

02 anim voc01 200

.

.

Frei Wesley e frei André: dois dos promotores vocacionais da Província Santa Rita de Cássia.

.

.

.

Frei André vive em Ribeirão Preto (SP) e frei Wesley em Muqui (ES)

.

.

03 wesley andre 200

.....


CHAMADO VOCACIONAL

 

Que é um agostiniano recoleto?

É um homem que, para amar a Deus e ao próximo, professou os votos de castidade, pobreza e obediência, vive em comunidade de irmãos segundo carisma de santo Agostinho e o espírito da Ordem e serve à Igreja em paróquias, missões, colégios e casas de formação.

 

Em que consiste a vocação?

Cada vocação é um chamado interno. A vocação à Ordem dos Agostinianos Recoletos é um chamado pessoal de Deus a fazer parte desta família para seguir a Jesus Cristo na vida religiosa comunitária. 

 

Homens

Os homens podem fazê-lo como:

  • Sacerdotes. Os agostinianos recoletos sacerdotes são homens que, além da vocação à vida religiosa comunitária na Ordem, são chamados na Igreja a desempenhar as atividades próprias do sacerdócio ministerial.

  • Irmãos. Os agostinianos recoletos irmãos são homens que, tendo vocação à vida religiosa na Ordem, não se sentem chamados ao sacerdócio ministerial. São agostinianos recoletos que servem à Igreja de Deus e à humanidade através de profissões e tarefas bem variadas.

 

Mulheres

Nossa família inclui também mulheres, as agostinianas recoletas, em duas formas possíveis:

 

  • Vida contemplativa. Dedicam-se à oração.

 

  • Vida ativa. Trabalham em diversos campos de missão.

 

Embora os ramos femininos e o masculino tenham total independência entre si, eles estão unidos pelos laços espirituais de Santo Agostinho.

.

04 vocacao01 650

 

05 vocacao05 200

.

Promova sua vocação:

quem tem mais a ganhar com isto é você mesmo!!!

.

 .

06 vocacao04 200

 .

.

.

07 vocacao06 200

.

Profissão solene:

os votos de castidade,

obediência e

pobreza sustentam

a vocação do agostiniano

recoleto

.....

Posso ser agostiniano recoleto?

Se você é do sexo masculino, maior de 18 anos, confia na ajuda de Deus e tem uma autêntica vocação à vida religiosa agostiniano-recoleta você poderá ser um de nós. Vai depender de você.

 

Como sei que tenho vocação?

Você mesmo tem a resposta. Nós podemos ajudar você. Oferecemos acompanhamento vocacional e a possibilidade de uma experiência de discernimento. Ajudamos você, por meio de instrumentos adequados, a ver os sinais de um possível chamado de Deus. Guiamos você na tomada de uma decisão bem fundamentada.

 

Quanto tempo dura a experiência?

Trata-se de um processo personalizado, de acordo com suas características pessoais e com o grau de sua maturidade vocacional. Você pode entrar no processo ou sair dele quando você ou o diretor da experiência o considerar oportuno.

 

Esta experiência consta das seguintes fases:

 

  • Acompanhamento vocacional ou aspirantado: dura o tempo que seja necessário até que haja um adequado discernimento e decisão em contato direto com os orientadores e promotores vocacionais. Nesta fase não se abandona a situação própria de estudo, trabalho e família.
  • Filosofado – postulantado: Dois a três anos em um de nossos seminários.·.
  • Noviciado: Um ano dedicado ao estudo e à experiência de vida religiosa.
  • Teologado: Quatro anos de estudo teológico.
  • Experiência pastoral e comunitária: Um ano na casa de uma das nossas comunidades para a qual você seja designado.


Que acontece com meus estudos, minha carreira, minha situação atual?

 

Você pode dar sequencia à sua vida até o momento de decidir, com a luz do Senhor, se continua como até agora ou se muda os rumos de sua existência. Seus estudos ou sua atual carreira acadêmica e profissional poderão ser concluídos ou dar sequência mais adiante com um acompanhamento personalizado no contexto da missão da Ordem.

 

Que acontece se decido não continuar no programa de discernimento vocacional?

Você terá tido uma experiência profunda de vida cristã, um maior conhecimento de si mesmo, da Ordem dos Agostinianos Recoletos e de suas obras. Além disto, terá decidido com maior clareza seu próprio caminho.

.

08 vocacao02 650

09 vocacao03 200

 

10 vocacao07 200

Onde e com quem posso falar?

O promotor vocacional mais próximo do lugar onde você mora entrará em contato com você e você, então, poderá iniciar seu discernimento vocacional com os agostinianos recoletos. 

 

ENIVIE-NOS UM EMAIL: 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

 

ou mande um comentário pelo blog

No facebook, fale com o promotor vocacional:

 

Frei André.     Siga-o: 

http://www.facebook.com/profile.php?id=100003329053915 

11 enc voc 650