Dois Santos Papas que revolucionaram o catolicismo

papas00 200Roma - Igreja Católica
Santos Papas

Dois dos novos santos do catolicismo são contemporâneos, serviram à Igreja também como papas e marcaram época por "revolu0cinarem" o catolicismo.

A canonização dos papas João XXIII e João Paulo II tem significado especial para a Igreja Católica. Religiosos afirmam que o pontificado dos dois religiosos "revolucionou" o catolicismo no Brasil no século XX.

As ações implementadas por João XXIII permitiram que a língua portuguesa fosse incorporada aos ritos do catolicismo, consequência do Concílo Vaticano II. 

papas02 650

Já João Paulo II, nas três visitas feitas ao País, levantou bandeiras sociais, entre elas a dos direitos humanos, em 1980, quando o Brasil vivia uma ditadura militar.

O primeiro, progressista por adaptar a instituição milenar ao mundo da época, imerso na Guerra Fria. O segundo usou e abusou da mídia para chamar a atenção do público, da juventude e também de políticos. Porém, era considerado conservador. 

papas01 650

Para o professor de Teologia e padre Antônio Mazatto, tornar santo ao mesmo tempo dois líderes religiosos é uma "grande sacada". "Significa que a santidade tem múltiplos caminhos e que cada um pode encontrar o seu."

papas03 500
Os PAPAS João XXIII e João Paulo II são os novos santos do catolicismo

No opinião do arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, o papa João Paulo II "foi um homem que deixou marcas em seus discursos feitos por aqui".

Fonte: Jornal "A Tribuna" do Espírito Santo. Publicado em 27 de abril de 2014.
Edição para o site: Frei Mason, OAR