2 de agosto: Beato João de Rieti

rieti01 ...

 

rieti00a

 

O bem-aventurado João de Rieti distingui-se pela simplicidade de vida, inocência, alegria e por seu amor e dedicação aos irmãos e à Comunidade Agostiniana.

 

Sua breve existência 
é um exemplo de espiritualidade madura.

...

 rieti02

Rieti está situada
na parte central
da Itália,
não muito
distante 
da cidade
natal do
beato
João de Rieti.
 

S a i b a      M a i s :
Leia um texto escrito pelo grande agostiniano 
Jordão da Saxônia sobre João de Rieti.

linha 650

 

rieti00b

 

O beato João de Rieti nasceu como João Bufalari e ficou conhecido como “Giovannino” (= “Joãozinho”).

 

Ele nasceu em torno de 1318 em Castel Porchiano, na diocese de Amélia, na região da Úmbria, na Itália.

 

Muito jovem ainda entrou na Ordem Agostiniana e foi enviado a Rieti, onde permaneceu até sua morte prematura, o que aconteceu por volta de 1336, aos 17 anos.

 

Em sua breve vida como frei agostiniano, foi considerado um servente de todos, mostrando grande amor fraternal no cuidado com os doentes e com os visitantes do mosteiro.

 

João passava bastante tempo em oração.

 

Há uma história sobre ele que diz que ele foi encontrado chorando depois de ter passado algum tempo no jardim do mosteiro. Perguntaram-lhe o que havia de errado e ele respondeu que

 

"enquanto as plantas, árvores e pássaros eram obedientes a Deus, os homens e mulheres, aos quais a vida eterna é prometida, são desobedientes ao seu Criador".

 

Suas relíquias conservam-se na igreja de Santo Agostinho de Rieti.

 

O papa Gregório XVI confirmou seu culto em 1832.

... rieti03 150

Castel Prochiano,
a cidade natal
do beato
João de Rieti,
está próxima de
Amélia. 

rieti04

Papa
Gregório XVI

linha 650

rieti00c ..... rieti00d

Leitura Bíblica (I) (Rm 12, 1-2): Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é a vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.

 

Leitura Bíblica (II) (Rm 8,28-32): Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo como projeto de Deus. Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, predestinou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou.

Ó Deus, cujo Filho 
foi para nós 
exemplo de humildade 
e prometeu 
aos puros de coração 
ver a Deus; 
concedei a vossos servos, 
por intercessão 
do Beato João, 
vos servir fielmente 
com humildade 
e pureza de coração.

Por nosso Senhor 
Jesus Cristo, vosso Filho,
na unidade do Espírito 
Santo.

Amém.
linha 650

rieti00e

 

O grande agostiniano Jordão da Saxônia, 
que morreu em 1380, 
nos dá o seguinte testemunho 
sobre o nosso beato João de Rieti:

 

Havia um jovem na cidade de Rieti, chamado João. Simples, humilde e sempre alegre, seguia a vida comum na alimentação e em tudo que se refere à vida da comunidade. Era irrepreensivelmente social, mas em sua vida particular era muito diferente.

 

Servia com muito amor e caridade a todos os irmãos. Ninguém jamais ouviu de seus lábios nem uma palavra, nem pôde observar uma ação que ferisse o amor fraterno. Foi atencioso para com todos, especialmente para com os doentes e os hóspedes, colocando o que tinha à sua disposição, e cheio de caridade atendia a todos com alegria. De bom grado e com suma diligência ajudava a missa de todos os sacerdotes que se apresentavam.

 

Este irmão costumava retirar-se sozinho ao horto do convento e, via-se quando voltava, que tinha chorado. Perguntado, certa vez, sobre o motivo de suas lágrimas, respondeu:

 

“Vejo que as plantas, as árvores, as aves e a terra com seus frutos, obedecem a Deus; e os homens, aos quais foi prometida a vida eterna por sua obediência, desprezam os mandamentos do Criador. Por isso choro e gemo”.

 

Conta-se que esse irmão de feliz memória, todos os dias, algum tempo antes de sua morte, teve o prazer escutar o canto de um rouxinol que vinha gorjear na sua janela. Admirados os irmãos, perguntaram a significação daquele fato. Respondeu-lhes, em tom de brincadeira, que era o convite para as bodas do céu.

 

Uma vez, enquanto ajudava a missa, viu sobre o altar uma luz celestial. Neste mesmo dia, caiu doente e pouco depois, com grande devoção, entregou seu espírito ao Criador. Naquele mesmo ano, Deus realizou, por sua intercessão, cerca de cento e cinqüenta prodígios, conforme ouvi dos irmãos daquele convento, quando há muito tempo estive pessoalmente em Rieti, visitando o sepulcro do santo irmão.

 

Do livro “Vida dos Irmãos” de Jordão da Saxônia, O.S.A. 
(Par. II, capo 5, ed. R. Arbesmann-W Hümpfner, OSA, 
New York 1943, pp. 105-106).

 

...

rieti05b 150

Beato
João de Rieti

 

Jordão
da
Saxônia
foi um
grande
pregador

 

O beato
João de
Rieti
foi um
frei
simples e
humilde

 

Apesar de 
ter morrido
muito jovem,
com apenas
17 anos,
ele foi um 
exemplo de
espiritualidade
madura.

linha 650